Sindicato de servidor estuda impugnar edital da prefeitura

Na foto, o presidente Adriano Pixoxó e diretores do sindicato com a comissão de atendentes, em reunião na sexta-feira

O presidente do sindicato dos servidores municipais de Praia Grande, Adriano Roberto Lopes da Silva ‘Pixoxó’, poderá recorrer judicialmente para impugnar um edital da prefeitura na área educacional.

Nesta segunda-feira (3), ele se reunirá com o departamento jurídico do sindicato e estudará a matéria, referente a concurso público para contratação de 20 atendentes de educação, publicado na sexta-feira (31).

“O edital tem irregularidades inaceitáveis”, diz o sindicalista, “entre elas a obrigação dos profissionais varrerem as salas de aula, em desconformidade com a ‘ldb’”.

‘Ldb’ é a lei de diretrizes e bases da educação nacional, em que o sindicato e os atendentes se baseiam para uma série de reivindicações apresentadas à prefeitura desde o começo de 2019.

Pixoxó reclama que o prefeito Alberto Mourão (PSDB) não respondeu ao sindicato, na sexta-feira, conforme prazo estipulado em assembleia da categoria em dezembro.

“Como pode a prefeitura abrir um concurso público sem ter resolvido pendências com os mais de 2.100 atendentes que compõem o quadro atual?”, pergunta o presidente do sindicato.

Ele se diz “indignado com o descaso e com o edital”, anunciando que convocará o segmento, nos próximos dias, para se posicionar. “Respeitamos o prefeito, mas exigimos respeito”.

“É um absurdo a prefeitura pagar pouco mais de um salário mínimo para profissionais que cuidam de 30 crianças por sala, limpando, dando banho, cuidando e educando”, finaliza Pixoxó.

O vice-presidente do sindicato, Hamilton da Costa Xavier. mais os diretores jurídico e social, Márcio Teixeira de Souza e Jaime de Souza Cunha, participaram de reunião com a comissão na sexta-feira.