História

O  Sindicato dos Trabalhadores Municipais de Praia Grande nasceu em 28 de novembro de 1988.

Nesta época o prefeito preenchia grande parte dos cargos conforme seus interesses, nomeando e demitindo de acordo com as conveniências políticas do momento, independente dos atributos e qualidades dos nomeados para integrar a administração municipal.

Os servidores tinham um piso salarial de meio salário mínimo e recebiam mais meio salário em forma de abono.

Foi um início extremamente difícil, marcado por perseguições, ameaças de transferências e demissões. Instrumentos largamente utilizados pelos que detinham o poder, como forma de intimidar a organização dos trabalhadores municipais na luta por seus direitos.

Houve naquela época, o surgimento de um sindicato com a finalidade de dividir os servidores e prejudicar o trabalho, mas continuamos na luta fortalecendo nossas pautas e conquistas, tornando-se o único representante da categoria.

Assembleias, manifestações, greves e ações judiciais abriram caminho para que, aos poucos, o Sindicato ganhasse notoriedade, importância e respeito junto à administração pública e associados.