Sindicalista diz que ‘tem aposentado e pensionista da prefeitura passando fome’

Na foto, o presidente do sindicato dos trabalhadores municipais, Adriano ‘Pixoxó’, e sua diretora aposentada Waldelice Santos ‘Val’

O cancelamento, há quase três anos, do cartão-alimentação de aproximadamente 1.300 aposentados da prefeitura de Praia Grande tem levado suas famílias ao desespero.
São os inativos de vencimentos mais baixos, até R$ 3.032, muitos inferiores a R$ 2 mil, que tiveram o benefício cortado em 1º de outubro de 2019 pelo Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo (TJSP).
A diretoria do sindicato dos trabalhadores municipais tenta recuperar o cartão judicial e administrativamente, por meio de seu departamento jurídico, negociações com a prefeitura e mobilizações da categoria.

Sem nada para comer

Seu presidente, Adriano Lopes Pixoxó, implorou à prefeita Raquel Chini (PSDB), em programa ao vivo pelo Facebook e Youtube, na noite de terça-feira (10), que restitua o provento, hoje de R$ 500.
A diretora e aposentada Waldelice Santos ‘Val’ disse na ‘live’ que “tem aposentado e pensionista passando fome. Por que essa maldade? Muitos não têm sequer uma lata de óleo de cozinha”.
“Conheço gente que não tem nada em casa para comer, nem um grão de arroz. E a administração os ignora, como se fossem uma sarna. Algo tem que ser feito rapidamente. A fome não espera”, disse a sindicalista.

Promessas de campanha

Pixoxó e Val criticaram a prefeita e seu antecessor, Alberto Mourão (PSDB), por terem prometido restituir o direito, inclusive na campanha eleitoral de Raquel, e agora o relegarem ao esquecimento.
Val chegou a mostrar um panfleto eleitoral da prefeita com o compromisso de restabelecer o cartão-alimentação. E disse que Mourão fez a mesma promessa na casa de aposentados ao pedir votos para Raquel.
Os sindicalistas lembraram que Raquel e Mourão aventaram até mesmo a possibilidade de pagamento retroativo a outubro de 2019. De nada adiantaram, porém, até agora, os vários ofícios do sindicato cobrando.

Alugueis atrasados

Val disse na ‘live’ que a situação nas casas dos aposentados e pensionistas “é triste. Só não tiramos fotos porque seria constrangedor. Muitos estão com alugueis atrasados”.
O advogado do sindicato Sérgio Boscayno disse no programa que tenta revogar a suspensão do benefício no TJSP e garantiu que a medida é inconstitucional. Ele fez detalhada explanação sobre o processo.
O diretor jurídico do sindicato, Márcio Teixeira, também participou da ‘live’ e classificou a medida de “desumana. É inadmissível a insensibilidade com quem tanto fez pela cidade”.

Na próxima, a guarda municipal

Nesses quase três anos, o sindicato fez vários protestos diante da prefeitura. Segundo Pixoxó, alguns sindicatos do interior paulista, como o de Catanduva, conseguiram reverter a situação.
A ‘live’ teve mediação do jornalista Willian Ribeiro. A da próxima semana, segundo Teixeira, abordará os problemas da guarda municipal, onde ele e Pixoxó são lotados.
Os programas ao vivo do sindicato começaram há três semanas, estão disponíveis nas plataformas digitais da entidade e se repetirão sempre às terças-feiras, com assuntos variados.