Na ‘live’ dos servidores, nesta terça, as agruras de aposentados

Centenas de aposentados e pensionistas da prefeitura de Praia Grande vivem grandes dificuldades. Segundo o presidente do sindicato dos trabalhadores municipais, Adriano Lopes ‘Pixoxó’, “alguns passam fome”.
O assunto estará no programa ao vivo do sindicato pelo Facebook e Youtube, das 19 às 20 horas desta terça-feira (9). O problema decorre do corte do cartão-alimentação do segmento em 1º de outubro de 2019.
Segundo Pixoxó, “vários procuram o sindicato em busca de socorro, desesperados por não ter inclusive o que comer, sendo ajudados por diretores com uma marmita, uma cesta-básica ou um dinheiro”.

Suspenso há três anos

“É triste ver pessoas que ajudaram a construir a cidade, quando jovens, no serviço público, e agora, na velhice, não terem muitas vezes o que comer, praticamente esmolando”, lamenta o sindicalista.
O benefício foi suspenso há quase três anos pelo Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo (TJSP), que aceitou ação direta de inconstitucionalidade (adin) contra a prefeitura.
A ação foi proposta pela procuradoria geral de justiça e desde aquela época o sindicato luta administrativa e judicialmente para restabelecer o benefício aos aproximadamente 1.300 que fazem jus.

Protestos e mobilizações

Nesse meio tempo, o sindicato também promoveu vários protestos diante da prefeitura e procurou mobilizar a câmara de vereadores em busca de apoio. No momento, aguarda parecer da prefeita Raquel Chini (PSDB).
Segundo Pixoxó, alguns sindicatos do interior paulista conseguiram reverter a situação. A prefeitura de Catanduva, por exemplo, foi obrigada a restabelecer o benefício.
O sindicato daquela cidade conseguiu, no mesmo TJSP, reverter sua própria liminar. Segundo Pixoxó, a medida tem abrangência estadual e ele espera que a prefeita reveja o corte.

Prefeitura já tem verba

O sindicalista lembra que o ex-prefeito Alberto Mourão (PSDB) havia declarado ter a verba para pagar aos aposentados e pensionistas assim que o problema fosse resolvido.
O presidente do sindicato deseja que, quando a prefeita enviar o processo à câmara, os parlamentares já estejam esclarecidos e nem haja necessidade de debates a respeito.
Da ‘live’, com mediação do jornalista Willian Ribeiro, participarão o advogado Sérgio Boscayno e a aposentada Waldelice Santos, que falarão sobre as ações do sindicato para reverter o problema.