Servidores fazem sua primeira grande assembleia de data-base

Nas fotos, categoria ouve reivindicações, como 9% de correção salarial, na noite desta sexta-feira

Em seu primeiro ano de gestão, a diretoria do sindicato dos servidores municipais de Praia Grande conseguiu mobilizar perto de 200 trabalhadores para abrir a campanha salarial.

Com data-base em maio, esta é a segunda vez, desde sua fundação, há 30 anos, que o sindicato reúne esse bom número de participantes. A primeira foi em 2016, quando a atual diretoria era oposição.

“Naquela campanha”, lembra o presidente do sindicato, Adriano Roberto Lopes da Silva ‘Pixoxó’, “nós é que convocamos o pessoal para a campanha, já que a então diretoria nem fazia assembleias”.

A assembleia deste ano foi na noite desta sexta-feira (5), no amplo auditório da colônia de férias do sindicato dos comerciários de São Paulo, no bairro Guilhermina. A categoria tem cerca de 12 mil integrantes.

Entre as principais reivindicações aprovadas, está a correção salarial de 9%, sendo 6% em maio e 3% em dezembro. Segundo Adriano ‘Pixoxó’, “os salários estão defasados há muitos anos”.

Outras reivindicações

A categoria quer aumento do auxílio-alimentação de R$ 300 para R$ 467, equivalente à cesta-básica. E vale-refeição de R$ 440, benefício comum a muitas categorias, mas não aos servidores de Praia Grande.

Mais: auxílio-uniforme de R$ 200, planos de carreiras, subsídio ao plano de saúde, equiparação salarial para categorias que exercem as mesmas funções, mas com salários diferentes.

O vale-transporte municipal, intermunicipal e interestadual, inclusive nos sábados, domingos e feriados, também está na pauta, assim como o adicional de insalubridade de 40%.

A campanha começou em fevereiro, com diversas reuniões setoriais para definir as reivindicações específicas de cada segmento, que foram aprovadas na assembleia.

A pauta será encaminhada ao prefeito Alberto Mourão (PSDB), na semana que vem, para início das negociações. A resposta da prefeitura será debatida e votada na próxima assembleia.

A diretoria foi eleita em outubro e empossada em novembro de 2018. “Esta é nossa primeira campanha de data-base e contamos com todos para fazer bonito, com sucesso”, finaliza Adriano.