Servidor municipal treina equipe de vôlei da 24ª olimpíada mundial de surdos

Na foto, Alex Salvador (primeiro à esquerda, de camiseta azul) no treino de 27 de março, em Guarulhos

O servidor municipal de Praia Grande Alex Luís Hiath Salvador embarca para Caxias do Sul (RS), em 28 de abril, para assumir a coordenadoria técnica da equipe brasileira de vôlei masculino de surdos.
O time disputará, com outros nove países, a 24ª edição das surdolimpíadas de verão, entre 1º e 15 de maio. Esta é a segunda vez que Alex assume o posto, no lugar de Mário Xandó.
Em 2017, ele treinou a equipe brasileira na surdolimpíada em Sumsan, na Turquia, onde o treinador titular, Xandó, não pode ir por questões pessoais. Hoje, ele está em tratamento de saúde.
No grupo ‘a’ do evento estão Brasil, Itália, França, Venezuela e México. No ‘b’, Ucrânia, Turquia, Polônia, Japão e Gana. Esta é a primeira vez que a surdolimpíada ocorre na América Latina.

Há dez anos na comunidade
Hoje lotado na secretaria municipal de serviços urbanos (sesurb), Alex começou o trabalho com a equipe de deficientes auditivos em 2012, a convite de Xandó, quando trabalhava na secretaria de esportes (seel).
Ele sempre teve contato com o segmento, desde a infância, por causa de sua prima Amanda, sem capacidade de audição, que atuava no futsal e depois passou para o vôlei e handebol.
Ele recorda ainda de uns amigos na mesma condição e que por isso aprendeu a língua brasileira de sinais (libras), fundamental para seu trabalho com a equipe.

Campeão sul e pan-americano
Em 2012, eles participaram da sub olimpíada de Sofia, capital da Bulgária, para onde não puderam ir todos os atletas, apenas para constar do calendário e não perder a vaga, ficando em último lugar.
Para a olimpíada na Turquia, o time teve apoio do Banco do Brasil, treinou a cada 15 dias, com transporte, hospedagem e alimentação garantidas, ficando em quinto lugar.
Antes da Turquia, o grupo foi campeão sul-americano, em Caxias do Sul, e pan-americano, nos Estados Unidos. Em Washington (EUA), ficou em quinto lugar no campeonato mundial

Começou há
quase 100 anos

Embora muita gente não conheça, os jogos olímpicos destinados aos atletas surdos é um dos eventos mais antigos no calendário esportivo mundial. A primeira edição, em 1924, foi em Paris, França.
A 24º competição estava prevista para 2021, mas foi adiada por causa da pandemia. Mais de 100 países, com 4 mil atletas, disputarão 21 modalidades esportivas.
Entre elas, atletismo, basquete, vôlei, futebol, tênis, handebol, ciclismo, judô e karatê. Até algumas modalidades não tão comuns no Brasil, como ‘badminton’, orientação e luta greco-romana.

Saudação de Pixoxó
A surdolímpiadas é o evento multiesportivo mais antigo do mundo depois dos jogos olímpicos. Sua organização fica por conta do comitê internacional de esportes para surdos (icsd).
Na Turquia, os brasileiros conquistaram cinco medalhas, com destaque para o nadador Guilherme Maia Kabbach, que faturou o ouro na prova de 200 metros e o bronze nos 100 metros, ambos no nado livre.
O presidente do sindicato dos trabalhadores municipais de Praia Grande, Adriano Lopes ‘Pixoxó’, saúda Alex: “É um excelente colega e extremamente dedica ao esporte que mais gosta, o vôlei. Boa sorte”.