Pessoal da educação define reivindicações

Corrigir o desvio de função e amenizar os problemas gerados pelas constantes alterações nas leis sem consulta à categoria.

Essas foram as duas principais reivindicações das professoras e professores apresentadas na reunião setorial de terça-feira (19), preparatória da campanha salarial para a data-base de maio.

O desvio de função faz com que os profissionais exerçam funções para as quais não foram contratados.

E, nas mudanças da legislação, a prefeitura ouve apenas os comissionados, deixando de consultar a maioria dos interessados, que são os efetivos estatutários, aqueles que recebem gratificações.

As atendentes, por sua vez, repetiram uma antiga reclamação. Elas ponderam que, apesar de exercerem a mesma função, as atendentes I e II têm salários diferentes.

Carpinteiro e servente

O carpinteiro representante da manutenção apresentou um problema grave no setor: a falta de uniformes e equipamentos de proteção individual (epi).

Ele também reclamou da falta de estrutura do local de trabalho, que não tem refeitório nem ponto de descanso.

As serventes queixaram-se que sua categoria exerce a mesma função do ‘trabalhador’ da secretaria, mas com salário menor.

Ela ponderou ainda que algumas escolas apresentam um número de funcionários no quadro que não corresponde à realidade. Muitas vezes, a quantidade é menor do que a informada.

Presidente exalta participação

O presidente do sindicato, Adriano ‘Pixoxó’, abriu e fechou a reunião falando da importância de participação da categoria na campanha salarial.

“Nas reuniões específicas e nas assembleias que virão”, disse o sindicalista, “é preciso que participe o maior número possível de servidores e servidoras”.

Adriano disse que as pautas gerais serão mantidas, como atestado de um dia, cartão alimentação, plano de carreira, entre outras.

A reunião começou às 19 e terminou às 20h50. Além de titulares e suplentes da comissão, participou também o vice-presidente do sindicato, Hamilton da Costa Xavier.

Jornalista: Paulo Passos