Funcionários da Saúde reúnem-se com Sindicato

Na última segunda-feira (6), recepcionistas, agentes administrativos e serventes, todos lotados na Secretaria de Saúde (Sesap) de Praia Grande, se reuniram com a Direção do Sindicato dos Trabalhadores Municipais de Praia Grande, que tem como presidente Adriano Roberto Lopes da Silva, o Pixoxó.

Eles apresentaram reivindicações e reclamações. Pixoxó garante que a Diretoria do Sindicato se sensibilizou e assumiu o compromisso de encaminhar a demanda para a Administração Municipal para serem tomadas as devidas providências.

Quanto a quinquênios e licenças-prêmio, estão reivindicando pagamento aos profissionais que, durante a Pandemia de Covid 19, foram desviados de suas funções e tiveram férias cortadas, além de turnos estendidos.

Pedem a inclusão dos administrativos nas gratificações da Estrutura de Saúde da Família (ESF) e ainda reclamam do acúmulo e desvio de função, principalmente relacionados ao treinamento de novos profissionais, sem qualquer adicional financeiro ou benefício.

Os profissionais também alertaram estar sofrendo constantes assédios morais nas unidades de saúde não só pelas chefias diretas, mas ainda por outros profissionais que acreditam serem superiores hierarquicamente. Boa parte do assédio ocorre contra profissionais que estão em estágio probatório. Pedem apoio médico e psicológico.

EQUIPARAÇÃO.

Os funcionários administrativos buscam reajuste salarial – ganham abaixo do piso; revisão no protocolo de atendimento de Acesso Avançado nas Unidades de Saúde da Família (USAFAs), além de manutenção e renovação dos equipamentos de proteção individual (EPIs), pois todos os administrativos trabalham com equipamentos sucateados, muitos que estavam em desuso em outras secretarias.

Ambientes sem ventilação e mal planejados, falta de segurança nas unidades de saúde – botões de pânico colocados em locais pouco acessíveis, atrasando uma ação eficaz da Guarda Municipal, também foram situações colocadas à Diretoria do Sindicato.