Motoristas da Sesurb finalmente recebem gratificação por função

Finalmente, após quase três anos de espera e lutas, os motoristas da secretaria de serviços urbanos (sesurb) da prefeitura de Praia Grande receberam as gratificações conforme os tipos de veículos que dirigem.

Os valores vieram especificados nos holerites distribuídos nesta quinta-feira (28). O benefício é garantido por lei de dezembro de 2019, de autoria do ex-prefeito Alberto Mourão (PSDB).

A lei foi apresentada e aprovada por reivindicação da atual diretoria do sindicato dos trabalhadores municipais, que estava em seu primeiro ano de gestão, presidida por Adriano Lopes ‘Pixoxó’.

Desleixo de chefias

Em transmissão ao vivo na tarde de quinta-feira (28), o sindicalista classificou o pagamento de “vitória”. E enalteceu a participação dos motoristas nas lutas do sindicato pela concretização do benefício.

No programa, veiculado pelo Facebook e Youtube, ele enalteceu o empenho da prefeita Raquel Chini (PSDB), da secretária da Sesurb e de seu subsecretário, Soraia Milan e Adriano de Freitas ‘Bozinho’.

Apesar da lei ser do final de 2019, motoristas de algumas secretarias, entre elas a de serviços urbanos, não recebiam a gratificação por desleixo de chefias que não relacionaram os profissionais.

Luta do sindicato

Meses depois, em 27 de maio de 2020, foi promulgada a lei federal 173-2020, que estabeleceu o programa de enfrentamento ao coronavírus e restringiu direitos dos servidores municipais, estaduais e federais.

Com base nessa lei, que perdurou até 31 de dezembro de 2021, a prefeitura não consolidou as gratificações. Neste ano de 2022, o sindicato reinvestiu na campanha pelo cumprimento da lei municipal.

Em reunião no dia 9 de junho passado, por exemplo, no sindicato, os motoristas chegaram inclusive a ameaçar greve caso não recebessem o benefício, pleito que foi levado por Pixoxó a Raquel Chini.

Na Seduc

Segundo ele, apenas dois motoristas da Sesurb não receberam o adicional, mas seus nomes já foram encaminhados a Soraia e Bozinho, que ficaram de resolver o problema.

O sindicato continua na campanha pelo pagamento do benefício aos motoristas da secretaria de educação. Na tarde de quinta-feira (28), o sindicalista esteve na Seduc para tratar do assunto.

Pixoxó foi informado que a validação do benefício para esses trabalhadores depende de projeto de lei que será enviado à câmara municipal em agosto.