Servidores da Sesurb traçam plano de carreira

A comissão dos servidores da secretaria de serviços urbanos (Sesurb) de Praia Grande e a diretoria do sindicato dos trabalhadores municipais esboçam um plano de carreira para encaminhar à prefeitura.
O assunto foi detalhado em programa ao vivo do sindicato, na noite de terça-feira (2), pelo Facebook e Youtube, com o presidente Adriano Lopes ‘Pixoxó’ e dois componentes da comissão.
Mediada pelo jornalista Willian Ribeiro, a ‘live’, das 19 às 20h30, debateu também problemas como o desvio de função e enumerou conquistas do pessoal nos últimos de três anos.

Valorizar o profissional

Pixoxó destacou a iOs integrantes da comissão Cristiano Martins Braga e Gleison Lourenço de França falaram sobre as dificuldades de elaboração do plano de carreira dos 1.304 trabalhadores do setor.mportância do plano para valorizar os profissionais, muitos com curso superior ou técnico, e incentivar os demais a também buscarem escolaridade e capacitação.
Os trabalhadores da Sesurb executam tarefas que vão desde varrição e limpeza de ruas e avenidas até manutenção, serviços elétricos, de carpintaria, mecânica e hidráulica.

Lutas e conquistas

Vão do serviço de sepultamento e preparo de exumação nos cemitérios até retirada de animais mortos de grande porte das vias públicas, como cavalos e gado, sempre expostos a bactérias e várias doenças.
Além do plano de carreira, a ‘live’ abordou também conquistas da categoria, como as levantadas por Pixoxó e seu diretor jurídico, Márcio Teixeira, este na caixa de mensagens.
Teixeira lembrou, por exemplo, da construção de um refeitório na carpintaria, onde os trabalhadores se alimentavam em meio a serragem e outros subprodutos de madeira.

Prefeita e aposentados

O presidente lembrou do galpão do setor de engenharia, onde havia fiação exposta e ratos, e da paralisação nas regionais. “Os problemas foram resolvidos com muitas lutas”.
O sindicalista reafirmou o convite à prefeita Raquel Chini (PSDB), feito na ‘live’ da semana passada, para que participe do programa, assim como secretários municipais.
A ‘live’ da semana que vem tratará dos aposentados, especialmente da suspensão do cartão de cesta-básica. Segundo ele, que é filho de uma aposentada, o segmento passa por muitas dificuldades.