Sindicato trabalha firme no conselho municipal de saúde

Quer saber como fiscalizar, planejar, propor e controlar os recursos destinados à área de saúde no orçamento de Praia Grande?

Pergunte ao vice-presidente do sindicato, Hamilton da Costa Xavier. Ou à diretora Tânia Bolito Machado.

Eles integram o conselho municipal de saúde (comusa) e participaram, nesta terça-feira (19), da primeira reunião de 2019.

Entre as atividades do conselho, que não tem poder executivo, está a de controle social do serviço único de saúde (sus).

O ‘comusa’ propõe ainda o plano municipal de saúde na lei de diretrizes orçamentárias. E o plano plurianual.

O conselho controla também o planejamento e fiscalização do fundo municipal de saúde, onde estão os recursos para o setor.

Ligado à secretaria de saúde pública (sesap), o ‘comusa’ é muito importante, segundo Hamilton e Tânia.

“Dá trabalho, mas é gratificante”, diz ele. “Sinto-me útil aos servidores e à coletividade”, afirma ela.

Jornalista: Paulo Passos