Sindicato e prefeitura começam a negociar reivindicações de data-base

Na foto, direção do sindicato negocia pauta dos servidores na secretaria de serviços urbanos

O sindicato dos 12 mil servidores municipais e 4 mil aposentados de Praia Grande iniciou, na manhã desta quinta-feira (20), as negociações com a prefeitura para a data-base de maio.
Seu presidente, Adriano Roberto Lopes da Silva ‘Pixoxó’, e um membro da comissão eleita em assembleia conversaram, das 10 às 12 horas, com representantes da secretaria de serviços urbanos.
A secretária da ‘sesurb’, Soraya Milan, disse ao sindicalista que analisará atenciosamente as reivindicações e as debaterá com a secretaria de administração.
“Foi uma reunião proveitosa”, diz Pixoxó, “apesar da secretária ter alegado impedimentos por parte da lei complementar 173-2020, que dificulta aumentos salariais no serviço público”.
O presidente do sindicato e o integrante da comissão Cristiano Martins ponderaram que a lei, de 27 de maio, foi sancionada pelo presidente Jair Bolsonaro após a data-base do dia 1º.
Além disso, explica o presidente do sindicato, a maioria das reivindicações independe de reajuste, correção ou aumento salarial e tratam de outros problemas enfrentados diariamente pela categoria.

Recuperação do café-da-manhã

Acompanhada pelo chefe da ‘sesurb’ Adriano Freitas ‘Bozinho’ e pelo representante do jurídico Israel Lucas, Soraia anunciou o atendimento de importante reivindicação.
Trata-se do restabelecimento do café-da-manhã na secretaria, para o que já foi feita e aprovada uma licitação. “Teremos em breve o prazer de participar da recuperação do benefício”, comemora Pixoxó.
“O canal de comunicação com a prefeitura está aberto, amplo e democrático, com muito respeito entre as partes, pelo menos neste caso da ‘sesurb’. Espero que ocorra o mesmo nas demais secretarias”.
Os sindicalistas também conversaram com Soraia e seus assistentes sobre o ‘pacote de verão’ para a temporada de 2021. E insistiram no fornecimento de vale-transporte nos finais de semana.
A reunião tratou ainda do adicional de periculosidade de 30% para aos eletricistas civis e reivindicações do pessoal da garagem. “Estamos agora na expectativa de breve retorno”, diz Pixoxó.
Na segunda-feira (24), os sindicalistas apresentarão aos vereadores, na câmara, as reivindicações de todos os segmentos, que foram entregues à prefeita Raquel Chini (PSDB) no dia 13.