Sindicato esclarece vereadores sobre reivindicações do funcionalismo

Na foto, presidente Adriano ‘Pixoxó’, na câmara municipal, nesta terça-feira

O presidente do sindicato dos servidores municipais de Praia Grande, Adriano Roberto Lopes da Silva ‘Pixoxó’, protocolou na câmara de vereadores, na tarde desta terça-feira (18), a pauta de reivindicações da categoria para a data-base de maio.

O mesmo documento foi encaminhado oficialmente à prefeita Raquel Chini (PSDB), na quinta-feira (13). Na segunda-feira (24), às 15 horas, o sindicalista, outros diretores, o jurídico e integrantes das comissões de servidores terão audiência com os vereadores.

Segundo Pixoxó, a finalidade do encontro com os parlamentares é esclarecer os pontos da pauta e pedir que interfiram junto à prefeita para que abra as negociações com o sindicato. Ele reclama da dificuldade de interlocução interposta pela prefeitura.

O presidente do sindicato também quer sanar todas as dúvidas dos vereadores sobre as reivindicações. “Assim, quando a prefeita mandar ao legislativo o projeto de lei com a correção salarial e demais itens, eles terão conhecimento do que estarão votando”.

Pixoxó pondera que mandou vários ofícios à prefeita, propondo reuniões para tratar da data-base dos 12 mil servidores da ativa e 4 mil aposentados, sem obter respostas. Ele aposta na mobilização do funcionalismo para pressionar a prefeita.

Dissídio de 2020

As reivindicações da data-base foram aprovadas na assembleia virtual de 3 de maio. Na oportunidade, a categoria cobrou o desfecho do dissídio coletivo de 2020. “Esse é outro assunto que precisamos tratar com a prefeita”, diz Pixoxó.

Para este ano, a categoria reivindica reajuste salarial com base no ‘inpc’ de um ano, aumento real de 3%, revalorização profissional de 10%, adicional noturno de 20%, horas extras de 50%, cartão-alimentação de R$ 626, auxílio-refeição diário de R$ 28 e manutenção da data-base em maio.

A assembleia aprovou ainda pautas específicas dos aposentados e pensionistas, como abono inatividade no valor do cartão alimentação, e de outros segmentos profissionais. Os motoristas, por exemplo, querem auxílio refeição para viagem e capacitação profissional.

O pessoal da educação reivindica plano de carreira para atendentes I e aulas presenciais ou semipresenciais só após vacinação. Foram aprovadas as pautas da Sesurb, secretaria mais numerosa da prefeitura, da saúde, dos eletricistas, guarda civil, agentes de trânsito e de outros setores.