Sindicato esclarece vereadores sobre reivindicações do funcionalismo

Na foto, presidente Adriano ‘Pixoxó’, na cadeira principal da câmara municipal, na segunda-feira

Foi muito boa a receptividade dos vereadores à entrega da pauta de reivindicações do sindicato dos servidores municipais de Praia Grande, na tarde de segunda-feira (24).

A avaliação é do presidente da entidade, Adriano Roberto Lopes da Silva ‘Pixoxó’: “Todos nos receberam bem. Os atrasados logo ficaram atentos à nossa exposição. E os que faltaram se desculparam depois”.

O sindicalista solicitou ao líder da prefeita Raquel Chini (PSDB), Hugo Ribeiro (PSDB), que interceda no sentido dela iniciar as negociações para a data base de janeiro o mais rápido possível.

“Aliás”, disse Pixoxó, “essa questão da data-base em janeiro foi uma grande surpresa para todos nós. Sempre pensamos que fosse em maio, mas não é, segundo a lei orgânica do município”.

Segundo ele, não houve nenhuma mudança por meio de assembleia ou acordo coletivo com a prefeitura. “Não sabemos quem inventou essa história de que a data-base é maio, ao contrário do que diz a lei orgânica”.

Sindicato propõe audiência pública

Dessa forma, explicou Pixoxó, a lei federal complementar 173, de 27 de maio de 2020, que impede aumentos salariais a partir de sua promulgação, não tem efeito sobre os servidores de Praia Grande.

“E mesmo que a data-base fosse em maio, a lei não impediria reajustes para correções salariais baseadas na inflação, mas apenas aumentos”, disse o sindicalista aos parlamentares.

Acompanhado pelos advogados do sindicato Carla Costa Silva Mazzeo e José Sérgio Boscayno Teixeira, o presidente foi bastante claro ao apresentar as reivindicações.

Agora, enquanto aguarda o início das negociações com a prefeita, Pixoxó propõe que a mesa diretora da câmara convoque uma audiência pública sobre a campanha salarial.

Desse encontro, conforme sua proposta, participariam a prefeita, os vereadores, representantes do IPMPG (instituto de previdência), o sindicato e, “obviamente” os trabalhadores.

Elogios aos servidores

As principais reivindicações, segundo ele, são a reposição das perdas inflacionárias de 2019 e 2020 e um plano de carreira para toda a categoria, mas não apenas para alguns segmentos dela.

O sindicalista destaca também o pagamento retroativo da cesta-básica dos aposentados, o plano de carreira dos atendentes de educação I e o abono dos agentes comunitários de saúde de R$ 120, entre outros.

“Todas as reivindicações têm respaldo jurídico”, disse Pixoxó aos vereadores, com base na argumentação e documentos apresentados pelos dois advogados do sindicato.

O presidente destacou a queda do poder aquisitivo da categoria e falou sobre a necessidade do abono covid a cada seis meses prometido pela administração municipal.

Em ‘live’ na terça-feira (25), o sindicalista falou sobre a audiência e elogiou a participação dos servidores na campanha salarial por meio das comissões eleitas em assembleia.