Sindicato e comissão de servidores discutem volta às aulas na Seduc

Atendendo a pedido do sindicato dos trabalhadores para uma reunião em caráter de urgência, a secretária de educação, Maria Aparecida Cubilia, juntamente com toda sua equipe técnica, mais o secretário de saúde, Cleber Suckow Nogueira, receberam na tarde desta sexta-feira (26), diretores do sindicato juntamente com a comissão eleita dos professores da educação.

Na pauta, discutida e entregue no sindicato, foram feitos diversos questionamentos com relação ao plano de retomada das aulas. Uma das principais reivindicações dos professores foi com relação aos trabalhadores que têm comorbidades.

Havia uma planilha com nomes de professores que tinham passado pela medicina do trabalho por conta de patologias diversas como, hipertensão, diabetes, cardiopatia e outras.

Eles foram considerados pela medicina do trabalho como aptos ao trabalho, ignorando os riscos dos servidores diante da pandemia. O fato foi esclarecido pelo subsecretário de administração, também presente na reunião.

Ele garantiu que os servidores que se encontram em situação efetiva de comorbidade não terão seus direitos trabalhistas afetados. Maria Aparecida Cubilia informou ainda, que nessas condições eles não voltarão às aulas presenciais, continuando no trabalho remoto.

As secretarias de educação e saúde fizeram uma explanação técnica quanto ao plano de retomada das aulas e garantiram que elas serão conforme o previsto no decreto, com monitoramento de eventualidades.