Serventes estão sobrecarregadas em Praia Grande

A simples palavra ‘afins’, colocada no edital de concurso público está causando um problema sério de excesso de trabalho e até de riscos desnecessários a serventes de Praia Grande, durante o expediente. A informação foi no último sábado (17), para a Direção do Sindicato dos Trabalhadores Municipais de Praia Grande, que tem como presidente Adriano Roberto Lopes da Silva, o Pixoxó.

A entidade abriu suas portas no final de semana para ouvir os trabalhadores que alertaram que a palavra ‘afins’ está obrigando os funcionários a desenvolver atividades fora do escopo funcional, como por exemplo, ter que subir em telhados para realizar algum tipo de reparo. “Você é obrigado a fazer de tudo, até em telhado já subimos”, relatou um servidor.

Outra reclamação muito comum é quanto a aplicação do banco de horas nas escolas, por exemplo, em que os (as) serventes são obrigados a trabalhar além do horário e finais de semana sem remuneração.

Os funcionários alegaram que o banco de horas só é aplicado para os (as) serventes, enquanto para outras categorias, a Prefeitura paga horas extras. “Estamos sobrecarregados e muitos colegas não aguentam e acabam por se afastar, a Prefeita precisa fazer algo”, informaram à Direção do Sindicato.

Ao final, a Direção do Sindicato explicou que já protocolou a pauta de reivindicações da categoria junto a Administração. Agora, é aguardar uma resposta para saber quais serão os próximos passos a seguir.