Polícia Militar se manifesta sobre ação em Cubatão com dois óbitos

O Sindicato dos Trabalhadores Municipais de Praia Grande lamenta profundamente o falecimento do GCM Coelho e do  Sargento Reginaldo, que é esposo da nossa associada Fabiana, servidora pública de Praia Grande.

Para esclarecimento dos fatos, segue abaixo a nota  da Polícia Militar à imprensa:

NOTA DE IMPRENSA
Acerca dos fatos ocorridos nesta quarta-feira, dia 25 de janeiro de 2023, no bairro Vila Esperança, em Cubatão, em que faleceram o 3º Sgt PM Reginaldo dos Santos Conceição, inativo da Polícia Militar desde 2018, e Wagner Moreira Coelho, da Guarda Civil Municipal (GCM) do município de Praia Grande, em razão de intervenção policial, a Polícia Militar lamenta, imensamente, toda a situação ocorrida.

É notório que, nos últimos meses, tem havido um aumento significativo nos crimes de furto e roubo nas linhas férreas existentes na Baixada Santista, muitos dos quais praticados com uso de violência contra funcionários de empresas de segurança privada, prestadores de serviços às concessionárias de ferrovias, e policiais militares, motivando a Polícia Militar a realizar operações de presença nos pontos de mais fácil acesso aos trens pelos infratores, como é o caso da Vila Esperança.

O que aconteceu na data em tela foi que, por volta das 18h20min, o Centro de Operações da Polícia Militar (COPOM) recebeu denúncia, pelo telefone de emergência “190”, de que estava ocorrendo furto de carga em vagões de um trem que estava parado na via férrea defronte ao bairro Vila Esperança.

Essa ocorrência foi transmitida às equipes do Comando de Operações Especiais (COE) que estavam em operação nas proximidades e, de pronto, atenderam ao chamado.

No local, os policiais militares iniciaram progressão a pé no terreno, partindo da frente da composição para a parte de trás, quando, em determinado momento, identificaram indivíduos subtraindo mercadorias do trem. Estes indivíduos, por sua vez, ao avistarem os policiais militares, passaram a efetuar disparos de arma de fogo contra eles para evitar a prisão.

Nesse momento, havia cerca de quatro funcionários de uma empresa de segurança patrimonial junto à composição, na parte de trás, que ouviram os disparos e foram em direção ao local dos disparos, notando, em seguida, indivíduos fugindo armados pelo matagal próximo. Nesse contexto, também visualizaram um indivíduo com arma longa próximo ao trem e não o teriam identificado como sendo um policial militar, razão pela qual passaram a atirar contra ele.

Os policiais militares do COE, por sua vez, ao perceberem que estavam sendo alvos de tiros, responderam à agressão, ocasião em que feriram três dos agressores, os quais, somente após neutralizados, foram identificados como seguranças patrimoniais da empresa concessionária da linha férrea.

Importante aqui destacar que a identificação dos feridos só ocorreu por meio da verificação de seus documentos, vez que não estavam uniformizados nem utilizando viaturas caracterizadas da empresa.

Infelizmente, como resultado dessa operação, tivemos o ferimento de Marcelo Henrique Hespanhol, que foi socorrido ao Pronto Socorro Municipal de Cubatão, e o falecimento do 3º Sgt PM Reginaldo e do GCM Wagner.

Diante disso, a Polícia Militar se colocou a disposição em apoio no que for possível às famílias das vítimas por esse infortúnio, incluindo assistência psicológica.

Três outros indivíduos foram detidos e encaminhados à Delegacia de Polícia de Cubatão como suspeitos pela prática de furto aos vagões de trem.

As armas utilizadas no entrevero foram apreendidas, o local foi periciado e os fatos foram devidamente registrados pelas Polícias Civil e Militar, que prosseguirão nas investigações complementares, à luz da legislação vigente.

Por fim, a Polícia Militar reitera o seu compromisso com a verdade e com a proteção das pessoas.