Pixoxó vai abrir auditoria no sindicato de Praia Grande

O novo presidente do Sindicato dos Servidores Municipais de Praia Grande, Adriano Roberto Lopes da Silva, o Pixoxó (primeiro a direita), eleito na última quinta-feira (25), disse ontem que irá promover uma auditoria na entidade nos primeiros dias de gestão. A posse deve ocorrer na próxima semana. “Vou promover uma auditoria, para descobrir como se encontra a situação financeira e patrimonial da entidade. Também vou querer rever os contratos e começar a discutir a pauta de reivindicações da categoria”, afirma.

Sobre a disputa, Pixoxó fez um desabafo: “lutamos por mais de dez anos pelo direito da categoria escolher a direção sindical. O direito ao voto vinha sendo negado por uma diretoria que, sem crédito e sem prestígio, não aumentou o quadro de associados por ter medo das urnas. Somos a maior força trabalhadora da cidade e precisamos de um sindicato forte. Faremos uma auditoria e reformaremos o estatuto, com mais poderes e direitos aos associados, disse elogiando a lisura do pleito.

Votos

A Chapa 2, da Nova Central, liderada por Pixoxó, foi eleita com 720 votos contra 637 da Chapa 1, encabeçada pelo presidente destituído Givanildo Berto da Silva, Gil, da Força Sindical. A eleição foi acompanhada pelas policias Federal e Militar a pedido da juíza da 2ª Vara do Trabalho, Lucimara Schmidt Delgado Celli.

A apuração, no prédio da Justiça do Trabalho, começou às 19 horas e terminou às 22h15. No local, Pixoxó anunciou que uma das primeiras medidas será uma campanha de sindicalização para fortalecer a luta salarial de 2019. O sindicato está sob intervenção desde 7 de dezembro de 2017. Nesse período, a entidade foi administrada pelos peritos João Gomes Barbosa e Sérgio Cremaschi Sampaio, nomeados pela mesma juíza.

Ao lado de Pixoxó, a advogada da Chapa 2, Carla Mazzeo, disse que foi a primeira vez que um processo eleitoral contou com a participação de um grande número de instituições, visando assegurar o direito de voto, a transparência e o direito do trabalhador. “É uma nova história do sindicalismo brasileiro, que começou com um grito de mudança dos ­trabalhadores de Praia Grande”, finalizou a advogada, elogiando o empenho da Justiça do Trabalho, da OAB, as polícias e todos que participaram das eleições.

Matéria Diário do Litoral