Sindicato denuncia no MPT a má condição de trabalho dos professores de educação física

O Sindicato dos Trabalhadores Municipais de Praia Grande denunciou no Ministério Público do Trabalho as circunstâncias que enfrentam diariamente os professores de educação física do município, que lidam com falta de ventilação, espaços inadequados e riscos de acidentes nas unidades escolares.

Os professores tem encarado quadras esportivas em condições ruins com desníveis no solo e pinturas inadequadas sem antiderrapante, ocasionado acidentes e quedas de alunos. Os alambrados apresentam pontas soltas, arranham as crianças e rasgam suas roupas.

Além da péssima estrutura e falta de manutenção adequada, os professores enfrentam a superlotação de alunos na divisão das turmas na quadra, com 75 a 90 crianças. Essa situação dificulta o controle das turmas e inevitavelmente acidentes ocorrem, além de prejudicar diretamente a saúde vocal e mental destes profissionais.

Outra condição que vem dificultando a saúde de todos, é o isolamento destas quadras, que em períodos de calor, não há ventilação adequada.  Esse fechamento estrutural precisa ser revisto com urgência, pois com a chegada de verão, os riscos de crianças e professores passarem mal é grande. Sem falar na infestação de pombos que persiste mesmo com a colocação de redes de proteção.

Não há como os professores de educação física desenvolverem seu trabalho nessas condições apresentadas. A administração precisa rever situação e dar condições dignas de trabalho aos servidores e fornecer qualidade à população.