Sindicato se apresenta para futuros guardas municipais

Na foto, presidente do sindicato, Adriano ‘Pixoxó’, fala para uma classe de novos guardas

Lei de abuso de autoridade, ocorrências, flagrantes, espera em delegacias policiais, assistência jurídica, reivindicações, ganhos e vários assuntos de interesse da guarda municipal.

Em menos de duas horas, o presidente do sindicato dos servidores municipais de Praia Grande, Adriano Roberto Lopes da Silva ‘Pixoxó’, abordou esses temas com 80 futuros guardas.

Foram duas palestras, na tarde desta quarta-feira (11), na Etec (escola técnica estadual) do bairro Guilhermina, para duas classes de recrutas, das 14 às 15 e das 15 às 16 horas.

O sindicalista, que é guarda municipal, expôs aos alunos as vantagens de serem sindicalizados e se colocou à disposição para diversas perguntas, todas devidamente respondidas.

Sobre a lei de abuso de autoridade, Pixoxó diz que fará sugestão aos poderes municipais executivo, legislativo e judiciário para que promovam um debate a respeito das suas implicações na cidade.

Plenária na câmara

Ele já enviou ofício ao presidente da câmara municipal, Ednaldo ‘Reco’ dos Santos Passos (SD), propondo uma plenária, com os três poderes, para debater as atribuições da guarda municipal.

O sindicalista deseja que a promotoria pública e a OAB também participem dessa atividade, com base em julgamento do STF (supremo tribunal federal) sobre o assunto.

Ele abordou os problemas dos guardas quando se deparam com atos criminosos que acabam virando ocorrências nas delegacias. “Muitas vezes, esperamos horas a fio nesses locais”.

“Já entrei numa delegacia pouco depois da meia-noite e saí de lá apenas às duas horas da tarde, tamanhas as implicações burocráticas que surgem sem que saibamos por que”, disse.

Pixoxó abordou também problemas decorrentes de atribuições da guarda que às vezes acabam por deixar os profissionais em condições de carceragem. “E isso é muito triste”.

Escritório de advocacia

Sobre isso, explicou que o sindicato mantém convênio com um dos melhores escritórios de advocacia da região, com advogado pronto para dar assistência ao sindicalizado a qualquer hora do dia ou da noite.

O sindicalista explicou que está no cargo desde outubro de 2018, quando derrotou a diretoria que estava há 30 anos no poder. “Até agora, tivemos bons avanços, mas com certeza melhoraremos muito”.

Pixoxó finalizou suas palestras desejando aos alunos “uma boa sorte” e agradeceu à secretaria de segurança pública e à diretoria do curso pela oportunidade de expor os benefícios do sindicato aos guardas.

O dirigente foi acompanhado pelo secretário do sindicato Élcio Salvador Alves da Cruz e pelo integrante da comissão de base sindical da guarda civil metropolitana Márcio Teixeira.