Sindicato quer segurança para trabalhador

Prevenir é melhor que remediar. O velho ditado popular levou a Direção do Sindicato dos Trabalhadores Municipais de Praia Grande, representada pelo presidente Adriano Roberto Lopes da Silva, o Pixoxó, e o diretor jurídico Márcio Teixeira, a se reunir com representantes da Prefeitura, a traçar diretrizes das visitas do monitoramento dos ambientes de trabalho dos servidores.

Participou da reunião também o presidente do Sindicato dos Técnicos de Segurança do Trabalho do Estado de São Paulo, Valdizar Silva, e vários técnicos da área da Administração Municipal, entre eles o engenheiro de segurança do trabalho, Andre Luiz da Silva Oliveira. “A luta é para dar mais equilíbrio e tranquilidade aos nossos servidores”, afirma Pixoxó.

Segurança e Saúde no Trabalho (SST) é um conjunto de normas e procedimentos legalmente exigidos visando prevenir doenças ocupacionais, acidentes de trabalho e proteger a integridade física do trabalhador.

A ideia é reduzir riscos de acidentes de trabalho e doenças ocupacionais e visa proporcionar um ambiente de trabalho saudável para que as tarefas laborais sejam realizadas da melhor forma possível.

Para isso, podem ser realizados de laudos técnicos, documentos de análise de risco e planos de segurança; palestras, treinamentos e rodas de conversa com os colaboradores; fiscalização da segurança do ambiente e do cumprimento das normas e campanhas de promoção de saúde e de programas de prevenção e controle de acidentes.