Sindicato diz que 3,93% de reajuste é falta de respeito com o servidor e mantém paralisação

O Sindicato dos Trabalhadores Municipais de Praia Grande, representante dos mais de treze mil e quinhentos servidores públicos, convocou a categoria para paralisação nesta quarta-feira (10/04), após tentativas de negociação de reajuste salarial digno com a prefeita Raquel Chini.

O percentual acumulado do IPCA de abril de 2023 a março de 2024 ficou em 3,93%, conforme divulgação do IBGE. Percentual ainda menor do que os 4% informados pela administração ao sindicato.

Centenas de servidores compareceram ao ato na Av. Ayrton Senna da Silva, próximo a entrada do portinho. Duas faixas da avenida foram ocupadas pela manifestação e outras duas liberada para o trânsito, com acompanhamento da Polícia Militar, Guarda Civil Municipal e Trânsito. Após o ato, os servidores saíram em passeata até a pista de atletismo do Tude Bastos.

Os servidores reivindicam reajuste salarial digno em torno de 12%, denunciam a falta de estrutura e descaso nas unidades de ensino, cobram todas as promessas feitas pela prefeita que não foram cumpridas, como a reformulação do Estatuto do Servidor, integrando a falta abonada para todos os servidores, e demais demandas.

A prefeita ao longo desses 4 anos prometeu muita coisa e não cumpriu. Diversas categorias estão cobrando o que foi prometido.

“A categoria de motoristas que já foi aprovada a lei e nada muda, agentes administrativos que esperaram muito pelo plano de carreira e quando veio, não era nada do que se tinha acordado com os servidores e sindicato, agentes de saúde e de endemias que estão para receber a verba federal que lhe é de direito, atendentes de educação e educadores de desenvolvimento infantil aguardam o reconhecimento e enquadramento, aposentados e pensionistas que perderam o benefício e mesmo com todo aparato de leis que apresentamos, a prefeita não fez nada, enfim, é muita coisa errada e muita promessa não cumprida”, declara, Pixoxó.

Vale ressaltar que o Sindicato tem denunciado diversas irregularidades como falta de equipamentos na cozinha das escolas, falta de produtos de limpeza, falta de funcionários, assédio moral cometido pelas chefias, entre outros, e até hoje nada mudou.

Muitos servidores que não puderam comparecer ao ato se manifestaram pelas redes sociais em apoio a paralisação. No final do dia, está prevista uma live com o presidente do sindicato, Adriano Pixoxó, que vai tirar todas as dúvidas da categoria e informar os próximos passos.

LEGALIDADE

De acordo com o advogado do sindicato, Sr. Sérgio Boscayno, a entidade obedeceu a todos os requisitos legais, legitimando a livre manifestação dos servidores. “A prefeitura foi notificada no prazo legal e informada que caso não houvesse uma manifestação positiva, a paralisação de um dia poderá se tornar uma greve geral”, informa Boscayno.