Sindicato comemora ‘grande vitória’ dos atendentes de educação II

Com um ano e quatro meses de mandato, a nova diretoria do sindicato dos servidores municipais de Praia Grande comemora “uma grande vitória” dos atendentes de educação II, diz seu presidente, ‘Pixoxó’ Adriano Roberto Lopes da Silva.

“Após 20 anos, a categoria conseguiu”, diz o sindicalista. Nesta quinta-feira (26), a câmara municipal aprovou, em segunda discussão, projeto de lei do prefeito Alberto Mourão (PSDB) contemplando o enquadramento dos profissionais ao quadro do magistério.

“Foi uma luta difícil, levada pela nossa diretoria, junto com a comissão das atendentes, cheia de idas e vindas, com alguns problemas de interpretação e avaliação. Mas finalmente conseguimos. O pessoal está de parabéns pelo empenho e por ter confiado na gente”, observa Pixoxó.

Os atendentes tiveram a jornada semanal de trabalho reduzida de 30 para 20 horas de trabalho pedagógico coletivo (htpc), mas com o mesmo salário de R$ 1.635. Os que fizerem 30 horas, no entanto, passarão a receber R$ 2.450.

Haverá carga suplementar de 40 horas, com salário de R$ 3.200, que será fundamentado em quatro critérios: pedagogia, assiduidade, antiguidade e idade. Isso será possível para os profissionais que trabalharem em duas escolas, por exemplo, quatro horas de manhã e outras quatro à tarde.

A designação dos atendentes, de acordo com a nova lei, será a de ‘educador de desenvolvimento infanto-juvenil’. “E aí está contemplada a histórica reivindicação desses profissionais que cuidam com esmero e dedicação de crianças da cidade”.