Reposição salarial: Servidores públicos de Praia Grande protestam e ameaçam greve

Durante a manhã desta quinta-feira (1º), centenas de servidores se reuniram à frente da Prefeitura de Praia Grande para se manifestar

Centenas de servidores públicos de Praia Grande se reúnem durante a manhã desta quinta-feira (1º) na frente da Prefeitura para protestar e exigir reposição salarial de perdas inflacionárias da categoria. Em manifestações transmitidas pelas redes sociais, integrantes do Sindicato afirmam estar lutando pelos direitos de 12 mil funcionários, ameaçam entrar em greve caso não sejam atendidos e afirmam que foram ‘apunhalados’ pela Administração Municipal.

O Sindicato já havia ameaçado entrar em greve durante o mês de junho devido ao fato de que não houve pagamento do abono salarial, fixado em até R$ 1.200,00, por seis meses, para servidores das áreas da saúde e assistência social que atuaram, e ainda atuam, na linha de frente de combate à pandemia do novo coronavírus. Em matéria postada no portal da Prefeitura de Praia Grande em 30 de dezembro de 2020 e que segue ativa no momento da publicação desta matéria, a Administração Municipal afirmou o compromisso de efetuar o pagamento, mas não fez menção de por quanto tempo ele seria realizado. O sindicato afirma que isso seria feito mensalmente durante o período de 180 dias.

À época, o então prefeito Alberto Mourão afirmou que tal medida visava reconhecer os profissionais da Saúde e Assistência Social, que desempenham um trabalho fundamental na cidade, e destacou que isso só foi possível graças ao planejamento e responsabilidade na execução orçamentária de Praia Grande durante o ano de 2020.

Já sobre a reposição salarial, integrantes do Sindicato dos Servidores Públicos de Praia Grande afirmam que a categoria exige respeito e quer que sejam cumpridas as promessas de campanha eleitoral de 2020, o que engloba a reposição inflacionária desde 2019 dos salários. Os manifestantes afirmam que a prefeita Raquel Chini (PSDB) não os recebeu ainda e, em vídeo postado nas redes sociais do sindicato por volta das 11h, é possível observar que várias pessoas gritam juntas pedindo pela presença da chefe máxima do Executivo praiagrandense.

“Prefeita, a senhora não gostar de mim, é uma coisa, mas respeitar, vai ter que me respeitar, vai ter que ‘sentar na mesa’. Estamos mobilizados em frente à Prefeitura, os servidores continuam chegando e nós vamos sair daqui, dependendo do que acontecer, com uma proposta de greve. Nós vamos parar Praia Grande para que a senhora respeite o servidor público. Chega de desmando e chega de falta de respeito com a categoria que tá trabalhando faça chuva ou faça sol nessa pandemia e o que vocês fizeram? Deram uma punhalada nas costas do servidor público. Chega, a gente não aguenta mais sermos usados para palanque político, sendo usado como palanque político, então acabou, não tem conversa, ‘é pau’, nós vamos para a guerra. É greve. Se vocês nunca passaram por isso, vão passar hoje”, afirmou o presidente do Sindicato dos Servidores Municipais de Praia Grande, Adriano Roberto Lopes da Silva ‘Pixoxó’.

Matéria do Diário do Litoral