Maioria da câmara vota contra os servidores, reclama sindicalista

Na foto, presidente do sindicato dos trabalhadores municipais, Adriano ‘Pixoxó’, em protesto diante da câmara, nesta quarta-feira

Dos 21 vereadores de Praia Grande, os 12 mil servidores municipais da ativa e 4 mil aposentados podem contar com no máximo seis para defender seus interesses trabalhistas.
Em sessão na manhã desta quarta-feira (30), a maioria votou contra três projetos apresentados por Whelliton Augusto Silva (PL) que beneficiariam a categoria.
Mesmo diante da forte pressão do sindicato dos servidores da cidade, com apoio de outros da região, inclusive de celetistas, que estiveram no legislativo desde as 9 horas, as propostas foram recusadas.
Elas garantiriam reajuste salarial com base na inflação, plano de carreiras e restabelecimento do cartão de alimentos dos aposentados, prometidos pelo ex-prefeito Alberto Mourão (PSDB).
Um quarto projeto, do mesmo vereador, também foi reprovado. Ele garantiria auxílio emergencial durante a pandemia aos ambulantes e transportadores escolares prometido pela prefeita Raquel Chini (PSDB).

Servidor e população

“É assim que a maioria dos parlamentares trata o funcionalismo e a população carente da cidade”, reclama o presidente do sindicato, Adriano Roberto Lopes da Silva ‘Pixoxó’.
Os vereadores que votaram a favor dos quatro projetos são, além do autor Whelliton, Emerson Camargo (PSL), José Carlos Santos (Solidariedade) e Michele Quintas (Republicanos).
O vereador Rodrigo Rosário (PP) votou favorável aos projetos do plano de carreira e do cartão-alimentação dos aposentados. Francisco de Araújo (PSD), só a favor dos aposentados.
Hugulino Ribeiro (PSDB) e Marco Antônio de Sousa (PSDB) não votaram contra nem a favor dos quatro projetos. Natanael Vieira (PSDB) não votou na questão dos aposentados.

Nesta quinta, na prefeitura

Estes votaram contra os quatro projetos: Carlos Barbosa (PTB), João Corrêa (PSDB), Marcelino Gomes (PSDB), Márcio Glauber (PSDB), Marcos Rogério (MDB), Paulo Monteiro (Republicanos)…
… Renata Zabeu (DEM), Roberto Andrade (PSDB), Rodrigo Penasso (PSDB), Rômulo Rebouças (Podemos), Sérgio Schiano (PSDB) e Vera Benício (PSDB).
“Os que votaram contra e os que preferiram não votar merecem repúdio total da categoria e da população”, diz Pixoxó. “Faremos intensa campanha contra eles”.
Estivarem na câmara os sindicatos dos servidores de Santos, Guarujá, São Vicente e Cubatão, além dos químicos, rodoviários, Sintrasaúde, eletricitários, trabalhadores da construção civil e dos correios.
As mesmas entidades estarão diante da prefeitura, a partir das 9 horas desta quinta-feira (1º), para pressionar a prefeita a cumprir o acordo coletivo proposto por Mourão antes do segundo turno da eleição de 2020.