Nesta quinta, servidores da ativa e aposentados protestarão na prefeitura

Aposentados e pensionistas protestaram diante da secretaria de assistência social, nesta quarta

Servidores ativos e aposentados de Praia Grande farão um ‘barulhaço’ diante do paço municipal, às 10 horas desta quinta-feira (17), para constranger o prefeito Alberto Mourão (PSDB).

Segundo o presidente do sindicato da categoria, Adriano Roberto Lopes da Silva ‘Pixoxó’, o prefeito não cumpre acordo anunciado dois dias antes do segundo turno da eleição municipal.

Aos 12 mil trabalhadores da ativa, Mourão prometeu assinar acordo garantindo reajuste salarial conforme a inflação de maio de 2019 a abril de 2020, com pagamento em fevereiro, retroativo à data-base de maio de 2020.

O acordo, divulgado pelo próprio prefeito no Youtube, garantiria também reajuste do cartão-alimentação pelo mesmo índice, acrescido de aumento real de 20%.

Mourão prometeu ainda criar plano de carreira para os atendentes de educação nível um, com aumento inicial do salário-base em 25% e critérios de promoção conforme o grau de escolaridade.

Aos aposentados e pensionistas, o prefeito garantiu o restabelecimento do cartão-alimentação, com efeito retroativo a outubro de 2019, quando o benefício foi suspenso.

Prefeito mentiroso

Dos itens previstos no acordo, apenas um foi votado e aprovado pela câmara municipal na segunda-feira (14): a gratificação de R$ 1 mil ao pessoal da saúde e da assistência social por causa do novo coronavírus.

Como Mourão não anexou o acordo ao processo em tramitação no TJSP (tribunal de justiça de São Paulo), o desembargado Luís Soares de Mello Neto determinou que a procuradoria pública averigue por quê.

“Como se vê”, diz Pixoxó, “não faltam motivos para protestos e até mesmo um paralisação dos serviços neste final de ano e início de 2021. O prefeito enganou todo mundo com seu golpe eleitoral”.

Na manhã desta quarta-feira (16), o sindicato reuniu aposentados e pensionistas diante da secretaria de assistência social (seas), no bairro Boqueirão, cobrando uma cesta-básica e o restabelecimento do cartão.

O presidente do sindicato foi recebido pela secretária de assistência social, Gisele Domingues, que disse não ser possível técnica e juridicamente a entrega das cestas.

Em ‘live’ no Facebook, antes e após o protesto, Pixoxó classificou o prefeito de mentiroso. Ele diz que os protestos “podem ser o estopim para uma greve geral dos servidores”.