Prefeito sem mandato terá segurança da guarda municipal por quatro anos

Aposentados e pensionistas protestaram diante do paço municipal, nesta quinta-feira, e criticaram a medida

Após dois mandatos consecutivos, o prefeito de Praia Grande, Alberto Pereira Mourão (PSDB), elegeu sua sucessora, Raquel Chini, (PSDB), e finaliza seu governo concedendo a si próprio um benefício.

A câmara municipal aprovou, nesta semana, projeto de lei de sua autoria que lhe concede segurança pessoal, durante quatro anos, mesmo sem mandato, por quatro guardas municipais, sem custos.

Em protesto de aposentados e pensionistas diante do paço municipal, nesta quinta-feira (17), o presidente do sindicato dos servidores, Adriano Roberto Lopes da Silva ‘Pixoxó’, criticou a medida.

“Isso é uma vergonha, seu prefeito”, disse o sindicalista. “Além de não ter palavra e mentir para a categoria, o senhor legisla em causa própria. Tomara que lhe cassem essa absurda regalia”.

Pixoxó reclama que Mourão não cumpre acordo anunciado dois dias antes do segundo turno da eleição municipal para 12 mil trabalhadores da ativa e quatro mil aposentados.

Segundo ele, Mourão prometeu assinar acordo garantindo reajuste salarial conforme a inflação de maio de 2019 a abril de 2020, com pagamento em fevereiro, retroativo à data-base de maio de 2020.

Sindicato articula paralisações em janeiro

O acordo, divulgado pelo próprio prefeito no Youtube, garantiria também reajuste do cartão-alimentação pelo mesmo índice, acrescido de aumento real de 20%.

Mourão prometeu ainda criar plano de carreira para os atendentes de educação nível um, com aumento inicial do salário-base em 25% e critérios de promoção conforme o grau de escolaridade.

Aos aposentados e pensionistas, o prefeito garantiu o restabelecimento do cartão-alimentação, com efeito retroativo a outubro de 2019, quando o benefício foi suspenso.

Como Mourão não anexou o acordo ao processo em tramitação no TJSP (tribunal de justiça de São Paulo), o desembargado Luís Soares de Mello Neto determinou que a procuradoria pública averigue por quê.

Na quarta-feira (16), o sindicato reuniu aposentados e pensionistas diante da secretaria de assistência social (seas), no bairro Boqueirão, cobrando uma cesta-básica e o restabelecimento do cartão.

Em ‘lives’ no Facebook, antes e após os protestos, Pixoxó classificou o prefeito de mentiroso. Ele diz que os protestos “podem ser o estopim para uma greve geral dos servidores em janeiro”.

Votos a favor

Estes os vereadores que votaram a favor do projeto de Mourão, todos do PSDB: Dimas Antônio Gonçalves, Eduardo Pádua, Eduardo Rodrigues Xavier, Hugolino Alves, Isaias Moisés, João Alves, Leandro Avelino, Marcelino, Marco Antônio, Natanael, Roberto Andrade e Tatiana Toschi.

Redação: Paulo Passos MTB 12.646, matrícula sindical 7588 SJSP