MP investiga desperdício de material em Praia Grande

O promotor público Marlon Machado da Silva Fernandes deu até a próxima sexta-feira (10), para que a prefeita de Praia Grande, Raquel Chini (PSDB) explique a grande quantidade de material vencido, armazenado no depósito da Secretaria de Trânsito do Município, sob a responsabilidade do secretário José Américo Franco Peixoto.

A representação (denúncia) partiu do Sindicato dos Trabalhadores Municipais da Estância Balneária de Praia Grande, sob a presidência de Adriano Roberto Lopes da Silva, o Pixoxó. Para a Direção do Sindicato, a situação pode caracterizar improbidade administrativa.

A entidade recebeu a denúncia, repleta de fotografias, de forma anônima e enviou ao Ministério Público do Estado de São Paulo (MP-SP).

São tintas, solventes e tachos de sinalização de trânsito que, segundo o Sindicato acredita, foram comprados demasiadamente (acima do necessário) e sem o devido planejamento, denotando prejuízo ao erário público.

A Secretaria é responsável pela gestão dos projetos, planos de ação voltados à melhoria do trânsito na Cidade, obedecendo a normativas do Código de Trânsito Brasileiro.

Entre as atividades realizadas pelo setor estão a implantação e reformulação, quando necessária, da sinalização viária; fiscalizar o tráfego de veículos e promover ações para melhorar o fluxo de automotores no Município.

Também administrar o Pátio Municipal de Veículos e a arrecadação de tributos municipais ligados ao setor, elaborar estudos de polos geradores de tráfego; regulamentar o serviço de estacionamento rotativo Zona Azul, entre outros.

Para organizar as ações desenvolvidas, a secretaria é dividida nos seguintes setores: educação e segurança no trânsito, sinalização viária, orientação e fiscalização, além de planejamento e engenharia de tráfego.