Enfermagem: Raquel Chini recebe Comissão e Sindicato

A prefeita de Praia Grande, Raquel Chini (PSDB), recebeu na última terça-feira (23) a Comissão de Enfermagem e Direção do Sindicato dos Trabalhadores Municipais de Praia Grande, que tem como presidente Adriano Roberto Lopes da Silva, o Pixoxó. O assunto foi as dificuldades, angústias e rotinas da enfermagem no município. “Por mais de duas horas, ela nos ouviu, tentou entender e reconheceu tudo que foi feito na pandemia pelos profissionais e o que eles e elas continuam fazendo todos os dias”, revela Pixoxó.

Durante o encontro, que contou ainda com a presença de membros da Comissão Permanente de Saúde e Assistência Social da Câmara de Vereadores, foi explicado a lei 851/20, que trata do banco de horas e que no momento não vem sendo seguida conforme lei específica. Isso porque, quando o funcionário atrasa, sofre o desconto e, quando passa do horário (fazer horas a ais), não recebe nem o valor em dinheiro e nem o acúmulo de horas. “A prefeita concordou que a questão não é justa e disse que iria enviar a demanda para setor responsável e que a questão seria resolvida rapidamente”, afirma o presidente.

Também foi informado a respeito das situações de gratificações dos profissionais de urgência e emergência que estão ganhando aproximadamente 50% a menos que colegas que executam o mesmo trabalho. Sobre isso, Raquel Chini disse que, no momento, as gratificações estão suspensas devido uma situação judicial, proposto pelo Ministério Público do Estado de São Paulo (MP-SP).

“Ela disse que está questionando os motivos de tal suspensão e que está trabalhando para regularizar a situação de uma forma definitiva, evitando novos questionamentos na Justiça”, informa Pixoxó.

Sobre valorização e reclassificação dos auxiliares de enfermagem, que executam o mesmo serviço dos técnicos de enfermagem com diferenças importantes nos vencimentos e que a maior parte possui o curso de Técnico de Enfermagem, foi definido que a prefeita vai analisar o relatório completo sobre a questão.

Também foi conversada a necessidade de um plano de carreira para a categoria, que visa não apenas valorizar financeiramente os servidores como também incentivar a continuação dos estudos por parte dos profissionais. “Ela concordou com a solicitação, pediu que fosse formulado uma prévia de um plano de carreira, o que já foi feito, e orientou que fosse marcado uma reunião com o secretário de Finanças para iniciar as discussões e estudos sobre o tema”

GRATIFICAÇÃO.

Ainda foram discutidas a gratificação de responsabilidade técnica sobre em que funcionários não estão recebendo nenhuma contrapartida, apenas acumulando mais serviço; a questão que o Verocard fique fora da base de cálculo da lei 822 e, futuramente, haja a subida naa linha de corte do benefício; e uma revisão na gratificação das auxiliares de enfermagem, que ganham um valor abaixo das demais categorias sem motivo aparente e específico. “A Prefeita prometeu dar atenção especial a todos os itens”, explica Pixoxó.

O Sindicato ainda alertou sobre a necessidade de uma comissão permanente de negociação – um canal de conversa aberta para levar as demandas da categoria – e que, de pronto, foi aceito por Raquel Chini, que acredita ser uma forma organizada de ouvir as demandas das categorias diretamente dos servidores que estão atuando nas unidades. Outras demandas como insalubridade abonada e outras comum a todos os servidores já estão em estudos e avançando e logo deverão ser informadas para os servidores.