Agentes de saúde e de endemias conseguem aumento salarial de 29%

Na foto, o presidente do sindicato dos servidores, Adriano ‘Pixoxó’, que abordará o assunto, ao vivo, nesta quinta-feira: ‘conquista do nosso sindicalismo nacional’

Os 373 agentes comunitários de saúde (acs) e 47 agentes de combate a endemias (ace) da prefeitura de Praia Grande terão aumento salarial de quase 29%, passando de R$ 1.880,17 para R$ 2.424.
O benefício, retroativo a maio, consta de projeto de lei remetido à câmara pela prefeita Raquel Chini (PSDB), nesta quarta-feira (13), para votação emergencial às 15 horas de sexta (15), em sessão extraordinária.
O presidente do sindicato dos trabalhadores municipais, Adriano Lopes ‘Pixoxó’, considera a medida “mais uma vitória e um avanço dos servidores na luta por melhores salários”.

Cobrança do sindicato

Na quinta-feira da semana passada (7), ele enviou ofício ao secretário municipal de saúde, Cleber Suckow Nogueira, questionando quando o projeto de lei seria enviado ao legislativo.
Com cópia para o presidente do conselho municipal de saúde, Antônio Pio Neto, o documento do sindicato perguntava se o executivo municipal havia recebido as verbas federais para conceder o reajuste.
O sindicalista explica que, apesar da correção ser determinada por legislação federal, “ela é fruto de muita mobilização dos sindicatos do funcionalismo público de todo o Brasil”.

Muita luta pela vitória

“Lutamos muito por esse direito, foram muitas articulações junto à políticos de todas as instâncias, até que finalmente a vitória chegou merecidamente para as duas categorias”, diz Pixoxó.
Nos ofícios a Cleber e Pio Neto, o presidente do sindicato frisou o efeito retroativo do reajuste a maio, conforme a portaria 1971, de 1º de julho, implantando-o em todo o país.
O direito está garantido na emenda constitucional (ec) 120, de 5 de maio passado, com recursos repassados pela união aos estados, municípios e distrito federal.