Sindicato reivindica adicional e abono a servidores no combate ao coronavírus

Na foto, presidente Adriano ‘Pixoxó’ e seu vice, Hamilton ‘Marreta’, na manhã desta segunda-feira

Os servidores municipais de Praia Grande envolvidos no combate ao coronavírus deveriam receber adicional de insalubridade grau máximo, correspondente a 40% do salário mínimo.

A opinião é do presidente do sindicato da categoria, ‘Pixoxó’ Adriano Roberto Lopes da Silva, que enviou ofício com a reivindicação ao prefeito Alberto Mourão (PSDB).

O documento foi encaminhado nesta segunda-feira (6) também ao presidente do conselho municipal de saúde (Comusa), Paulo Roberto da Silva. Pixoxó é membro do conselho.

O sindicalista defende que os servidores escalados para os serviços essenciais, com base em decreto do prefeito, deveriam também receber um abono de reconhecimento pela dedicação.

“Os trabalhadores e trabalhadoras escalados para a linha de confronto contra a doença precisam de estímulos e gratidão pelo empenho nesse trabalho cada dia mais difícil”, pondera.

“Muitos desse contingente estão adoecendo”, explica o presidente do sindicato. Segundo ele, são funcionários ligados às secretarias de saúde, serviços urbanos, guarda municipal e trânsito.

Ele cita ainda as casas de acolhimento e a creche do idoso: “Nossa categoria trabalha em serviços altamente vulneráveis a doenças como o covid-19 e precisa se reconhecida por isso”.

Pixoxó propõe ao presidente do Comusa que aprove a reivindicação e encaminhe-a ao prefeito. “Esses guerreiros contra um inimigo invisível precisam ser valorizados”.

Cesta dos aposentados

O sindicalista enviou outro ofício ao prefeito, nesta segunda-feira, reivindicando a concessão da cesta-básica aos aposentados e pensionistas, suspensa em 1º de outubro pela procuradoria geral de justiça.

“Muitas prefeituras, abrangidas pela mesma decisão judicial, inclusive aqui na baixada santista, já restabeleceram o benefício. Por favor, prefeito, é uma questão de humanidade”, apela Pixoxó.

Ele defende que, enquanto Alberto Mourão não recompõe o valor nas aposentadorias e pensões, por meio de projeto de lei, que “pelo menos ceda uma cesta em natura”.

“Esses idosos, que muito já fizeram pela cidade, não podem ser abandonados dessa forma. Precisam do nosso carinho. Recebo áudios de muitos deles chorando, desesperados”.

“Se a prefeitura pede alimentos à população carente por meio do fundo social de solidariedade, não pode deixar à míngua os nossos aposentados e pensionistas”, diz Pixoxó.

Equipamento de segurança

O sindicalista enviará ofício ao prefeito, nesta terça-feira (7), requerendo reforço no fornecimento de equipamentos de segurança e proteção contra o coronavírus em alguns locais de trabalho.

O principal produto em falta são máscaras, mas em alguns pontos da área de saúde há falta de aventais. “Essa doença não é brincadeira. Está matando e todo cuidado é pouco”, finaliza o sindicalista.