Sindicalista diz que prefeito ‘não respeita’ o funcionalismo

Na foto, ‘Pixoxó’, presidente do sindicato dos servidores, indignado com ‘pl’ que aumenta contribuição previdenciária

O aumento de 12% para 14% da contribuição dos servidores para o Ipmpg (instituto de previdência municipal de Praia Grande) “é uma falta de respeito” com o funcionalismo.

A “indignação” é do presidente do sindicato da categoria, ‘Pixoxó’ Adriano Roberto Lopes da Silva, que criticou o prefeito Alberto Mourão (PSDB), nesta segunda-feira (13), em ‘live’ no Facebook.

“Estou chateado, aborrecido, indignado e com os nervos à flor da pele”, disse o sindicalista. Ele se refere a projeto de lei enviado pela manhã, por Mourão, à câmara municipal.

“Fazer isso, no meio de uma pandemia, com muitos servidores arriscando a vida em prontos-socorros, sem qualquer diálogo com a categoria, é no mínimo um desrespeito”, disse Pixoxó.

Ele pediu para que os servidores entrem no ‘facebook’ do legislativo, às 10 horas desta terça-feira (14), para verificar como os vereadores votarão o projeto do prefeito.

“Peço aos vereadores que tenham um pouco de consciência. Este não é o momento de votar isso. O prefeito deveria deixar o assunto para depois que acabar a pandemia”, disse o presidente do sindicato.

Desvio de R$ 5 milhões

“Não é dessa forma, na calada da noite, que se resolvem os problemas do instituto, que tem muito dinheiro. Aliás, prefeito, onde estão os R$ 5 milhões desviados do Ipmpg?”, perguntou.

Pixoxó refere-se a um esquema que, só em 2012, teria rendido quase R$ 2 milhões aos criminosos, desviados da folha de pagamento do instituto para contas bancárias particulares.

Em 2014, dez pessoas eram investigadas pela polícia civil, entre elas um ex-superintendente do instituto, entre 2001 e 2012, indicado por Mourão. Até agora, não se sabe o resultado da investigação.

O sindicalista também criticou o prefeito por ainda não ter respondido às reivindicações da campanha salarial dos 12 mil servidores, que têm data-base em maio.

E também por Mourão ainda não ter cedido as cesta-básicas prometidas aos servidores aposentados, que tiveram o benefício suspenso no final do ano passado.

“Recebo aqui mensagens de aposentados e pensionistas chorando por não terem o que comer, senhor prefeito. Pessoas que ajudaram o senhor no desenvolvimento do município”.