Servidores parados na Sesurb por quatro horas

Por Paulo Passos

Na foto, presidente do sindicato, Adriano Pixoxó, fala ao pessoal de serviços urbanos, na manhã desta terça-feira

O sindicato dos servidores municipais de Praia Grande paralisou as atividades de aproximadamente 100 trabalhadores da secretaria de serviços urbanos (Sesurb) da prefeitura, na manhã desta terça-feira (17).

Isso porque o executivo não cumpriu a palavra, garantida na semana passada, de solucionar, em sete dias, irregularidades nas condições de trabalho da maior secretaria municipal.

A promessa evitou que o presidente do sindicato, Adriano Roberto Lopes da Silva ‘Pixoxó’, enviasse relatório ao ministério público do trabalho (MPT), com fotos e depoimentos.

“Não respeitaram a confiança dada pelo sindicato e pelos trabalhadores, mostrando, mais uma vez, que não têm o mínimo respeito pela categoria”, diz, indignado, o sindicalista.

No início da manhã, os servidores chamaram Pixoxó para constatar o travamento dos relógios de ponto. Lá chegando, ele telefonou para o secretário de serviços urbanos, Katsu Yonamine.

Katsu foi ao local

Katsu foi quem prometeu, na terça-feira passada (10), corrigir os problemas enumerados pela direção sindical. Hoje (17), ele garantiu que tudo estará corrigido até amanhã (18).

Do início da jornada até às 10 horas, os serviços ficaram naturalmente’ paralisados, enquanto os servidores elegiam comissão para acompanhar os sindicalistas na conversa com o secretário.

Depois, das 10 às 14 horas, o pessoal aguardou o resultado dos entendimentos. “Foi uma demonstração de que as coisas não mais serão como quer a prefeitura. A categoria agora reage”, diz Pixoxó.

Por volta das 15h30, Katsu esteve pessoalmente no local e reafirmou, na presença de sindicalistas e trabalhadores, que solucionará os problemas rapidamente.

O sindicalista anuncia que, se até amanhã não estiverem resolvidas as questões, encaminhará o dossiê ao ministério público. E diz que manterá os operários mobilizados.

A maior secretaria

A Sesurb é a maior secretaria da prefeitura, responsável por obras públicas, manutenção e limpeza, entre outras atribuições. Suas instalações ficam no bairro Vila Antártica.

O sindicato reclama da insalubridade e periculosidade no local, onde há fios expostos, mofo nas paredes, janela sem cortina no alojamento das mulheres e outros problemas.

No refeitório, onde os servidores comem, há muitas estruturas de barras de ferro, de colunas e sucatas perto das mesas. Na carpintaria, o pessoal almoça justamente onde são cortadas madeiras.

O sindicato sugere, entre outras medidas, que as mesas e demais equipamentos do refeitório sejam pintadas de branco, para dar uma sensação de limpeza ao local.

Há meses, Pixoxó já havia oficiado à prefeitura, requerendo providências, mas, segundo ele, nada foi feito. “Diante da inércia, estamos agora nesta luta para vencer”.

Muitos serviços

A secretaria é responsável pela manutenção de equipamentos públicos e vias urbanas, como a limpeza da faixa de areia das praias, calçadões, canais e valas a céu aberto.

O pessoal também cuida da rede de drenagem de águas pluviais, como caixas de passagem e bocas de lobo, além de varrição das ruas e manutenção de praças.

Raspagem de areia das sarjetas, pintura de guias, retirada de materiais inservíveis como móveis e eletrodomésticos das vias e limpeza de terrenos também faz parte das atividades do setor.