Na foto, categoria assiste aprovação de projetos na sessão legislativa de sexta-feira
Servidores de Praia Grande lotaram a câmara municipal, na noite de sexta-feira (1º), e aplaudiram a aprovação de três projetos de lei da prefeita Raquel Chini (PSDB).
A maioria dos trabalhadores eram atendentes de educação I e agentes de trânsito, mas lá estavam também educadoras de desenvolvimento infanto-juvenil (edij) e integrantes de outros setores.
Os atendentes e os agentes de trânsito conseguiram a concretização de um sonho de muitos anos: seus planos de carreiras. As ‘edij’, a possiblidade de serem assistentes de direção de escola.
O presidente do sindicato, Adriano Lopes ‘Pixoxó’, que também foi aplaudido, junto com os vereadores, estava radiante, pois os projetos foram frutos de muito empenho da diretoria nos últimos anos.
Segundo ele, as atendentes de educação se organizaram de forma eficiente, mesmo durante a pandemia iniciada em 2020, consolidando uma luta de muito tempo, onde não faltaram ameaças de paralisações.
Primeiro mandato
A direção sindical, em seu primeiro mandato iniciado no final de 2018, encampou o movimento e promoveu diversas assembleias, reuniões, mobilizações e negociações com a prefeitura.
“Finalmente a nova prefeita reconheceu a justiça da reivindicação e mandou o projeto à câmara”, diz Pixoxó. “Por isso, foi homenageada com os aplausos na sessão”.
Os agentes de trânsito também almejavam o plano de carreira há muitos anos, encontrando apoio do sindicato e da prefeita. Os dois planos de valorização dos profissionais resultarão em melhoria salarial.
Elogios trocados
Em café da manhã no legislativo, também na sexta-feira, a prefeita elogiou a conduta sindical de Pixoxó, que retribuiu com um breve discurso diante dos vereadores.
O dirigente ressaltou que os projetos encaminhados por ela à câmara resultam da disposição de luta das categorias envolvidas e do trabalho de cada um dos presentes, incluídos ela e os parlamentares.
O presidente do sindicato disse à prefeita que a melhoria salarial e das condições de trabalho do funcionalismo acabam beneficiando a população, atendida por trabalhadores reconhecidos profissionalmente.
Combatividade e diálogo democrático
Na mesma sessão, a câmara um projeto do executivo transformando o instituto de previdência IPMPG em subsecretaria de finanças a ser comandada pelo secretário Cristiano de Mola.
“Estamos vivendo um momento excepcional em Praia Grande, decorrente da combatividade da categoria, da direção sindical e da disposição da prefeita em dialogar democraticamente”, diz ‘Pixoxó’.
Ele aguarda, para breve, parecer de Raquel sobre a reabilitação do cartão-alimentação dos aposentados e pensionistas. A prefeita colocou uma procuradora para tratar exclusivamente da reivindicação.
Redação: Paulo Passos MTB 12.646, matrícula sindical 7588 SJSP.