Prefeita não negocia e servidores terão assembleia na segunda-feira

Sindicalista Adriano ‘Pixoxó’ quer negociar dissídio de 2020 e data-base de 2021 com Raquel Chini

A prefeita de Praia Grande, Raquel Chini (PSDB), não atendeu solicitação do presidente do sindicato dos servidores municipais, Adriano Roberto Lopes da Silva ‘Pixoxó’, de negociar o dissídio coletivo da categoria de 2020. E ele marcou assembleia para segunda-feira (3).

Em ‘live’ na quinta-feira da semana passada (22), o sindicalista deu prazo, até o final da tarde de segunda (26), para que ela respondesse à proposta de negociação. Na sexta (23), ela respondeu e alegou estar impedida de negociar por força de legislação federal.

Diante disso, em nova ‘live’, nesta terça-feira (27), ele anunciou a assembleia, cujo edital será publicado nesta quarta (28). Em outra ‘live’, Pixoxó divulgará o ‘link’ para a assembleia virtual, às 19 horas, com normas do ministério do trabalho para o período de pandemia.

“Não faremos reunião presencial em respeito a decreto do governo do estado que proíbe aglomerações. Mas esperamos que a participação da categoria seja imensa”, diz o dirigente. “Vamos dar a resposta que o descaso da prefeita e seu antecessor (Alberto Mourão, PSDB) merecem”.

‘Basta de esperar’

Pixoxó reclama que a direção sindical e o funcionalismo aguardam a definição da campanha salarial de 2020 há mais de um ano. Na sexta-feira (23), ele mandou ofício à prefeita. Ele diz que “chega de esperar. A categoria não aguenta mais”.

Na assembleia, segundo ele, os trabalhadores decidirão o que fazer. “Igual a Mourão, ela vem nos ignorando sobre o dissídio que acabou não acontecendo”. Segundo ele, o ex-prefeito chegou a anunciar, antes da eleição, que contemplaria as reivindicações.

O dirigente diz que vem tentando “sem sucesso”, desde o começo do ano, dialogar com a prefeita. E ponderou que “ela recebe pessoas e entidades, em seu gabinete, mas não o sindicato”. Na assembleia, Pixoxó colocará em votação as reivindicações para a data-base de maio deste ano.