Câmara aprova três projetos de lei em benefício de servidores

Na foto, diretores do sindicato, na sessão da câmara de vereadores, na manhã de terça-feira

A câmara municipal de Praia Grande aprovou, na manhã de terça-feira (10), três projetos de leis complementares em beneficio dos motoristas, guardas municipais e agentes de trânsito da prefeitura.

O presidente do sindicato dos servidores, Adriano Roberto Lopes da Silva ‘Pixoxó’, comemora: “Foi um grande dia, de enorme felicidade, fruto de muita mobilização da categoria na sua casa de lutas”.

O prefeito Alberto Mourão (PSDB) enviou os projetos ao legislativo após entendimentos com Pixoxó, outros diretores e integrantes de comissões de base da categoria, na segunda-feira (9).

Motoristas há anos na espera

O primeiro projeto atende antiga reivindicação de piso salarial dos motoristas, que tiveram os salários aumentados de R$ 1.800 para R$ 2 mil, além de gratificações por tipos de veículos.

Os motoristas de vans, por exemplo, terão R$ 350 além dos R$ 2 mil. E os profissionais de caminhões e veículos pesados, mais R$ 600. Dessa forma, vários passarão de R$ 1,8 mil para R$ 2.600.

Cesta-básica integral para guardas e agentes de trânsito

O segundo projeto contempla os guardas municipais e os agentes de trânsito com a concessão integral da cesta-básica. Agora, não haverá mais desconto parcial do benefício no salário.

Isso foi possível, segundo o sindicalista, porque o projeto de lei tirou gratificações da base de cálculo para concessão do benefício, permitindo seu recebimento integral.

Armas de fogo

O terceiro projeto disciplina e regulamenta o empréstimo da arma de fogo usada em serviço, pelos guardas, também quando eles vão e retornam do trabalho para casa.

Mesmo diante de “três esperados projetos”, o presidente do sindicato aguarda “com ansiedade” um posicionamento da prefeitura sobre as reivindicações das atendentes de educação.

Assembleia extraordinária

Esses e outros assuntos serão temas de assembleia geral dos servidores, às 18h30 desta sexta-feira (13), na Avenida dos Sindicatos, 280, aberta a toda a categoria.

Segundo Pixoxó, a assembleia está em caráter permanente, desde o começo do ano, quando aprovou as reivindicações da campanha salarial da data-base de maio.