Atendentes de educação mais perto da valorização profissional

Nesta sexta-feira, com o presidente Adriano ‘Pixoxó’ e dirigentes do sindicato dos servidores, elas participaram de audiência na câmara

As 919 atendentes de educação I da prefeitura de Praia Grande estão mais perto de conquistar valorização profissional em nova fase da luta do sindicato dos servidores municipais.

O presidente da entidade, Adriano Roberto Lopes da Silva ‘Pixoxó’, liderou um grupo dessas educadoras, na tarde desta sexta-feira (19), em audiência pública na câmara de vereadores.

A solenidade foi convocada pelo legislativo, a pedido das servidoras, que convidou o sindicato, numa demonstração, segundo o dirigente, de que estão dispostos a encampar as reivindicações.

A audiência já rende frutos e está praticamente confirmada uma reunião do sindicato e dos vereadores, em 1º de março, com a nova secretária de educação, Maria Aparecida Cubilia.

O salário das atendentes, a maioria com nível superior em pedagogia, é de R$ 1.100. Elas atendem crianças de zero a cinco anos de idade, seis horas por dia, em atividades educacionais, de higiene e alimentação.

Referência em creches

As profissionais ensinam as primeiras letras e números, trocam fraldas, banham e alimentam as crianças, percebem problemas de saúde física e psicológica e fazem isso com extrema dedicação.

São tão competentes que Praia Grande é uma cidade referência em atendimento nas creches. Mas, segundo Pixoxó, as atendentes enfrentam severas dificuldades financeiras.

O sindicalista explica que, desde o início da pandemia do novo coronavírus, elas tiveram suas horas extras cortadas, vivendo assim com o salário irrisório e os descontos regulamentares.

“Muitas estão sem condições de pagar aluguéis e até de comparar alimentos, produtos de limpeza e gêneros de primeira necessidade”, aponta o sindicalista.

Negociar com a prefeita

Para ele, “hoje foi um dia histórico na luta das atendentes e do sindicato. Foi uma discussão muito ampla e a comissão de educação do legislativo se colocou à nossa disposição”.

O sindicalista diz que “a meta é conquistar um plano de carreira” e que “ficou contente com o resultado da atividade na câmara”. Ele estava com os diretores Hamilton da Costa Xavier e Márcio Teixeira de Souza.

Algumas atendentes discursaram sobre as dificuldades da categoria e apontaram sugestões para resolvê-las. Pixoxó disse acreditar na abertura de negociação com a prefeita Raquel Chini (PSDB).

Estavam presentes os vereadores Emerson Camargo dos Santos (PSL), Francisco de Araújo Lima Júnior ‘Gugu Mil Grau’ (PSD), José Carlos dos Santos “Zezão” (Solidariedade), Márcio Glauber Vicente de Oliveira (PSDB), Marcos Rogério Câmara (MDB), Paulo César Monteiro Silveira (PRB), Rodrigo Rosário dos Santos (PP) e Whelliton Augusto Silva (PL).