O Senado Federal, por meio do canal IDEIA LEGISLATIVA no portal e-Cidadania, está realizando uma consulta pública da SUGESTÃO nº 3 de 2025 (SUG 3/2025), com o objetivo de colocar em apreciação a proposta que dispõe sobre o ADICIONAL DE INSALUBRIDADE para os profissionais da Educação.
A proposta de lei, que visa garantir o direito ao adicional de insalubridade de grau máximo para todos os profissionais da Educação (professores, auxiliares de turma, orientadores educacionais, orientadores pedagógicos e coordenadores), fundamenta-se na necessidade de reconhecer e valorizar a saúde e a segurança desses trabalhadores, já que estão expostos a ambientes insalubres, a todos os tipos de doenças, estresse, problemas de saúde mental, e a condições de trabalho variadas, dentre outras.
Para dar sua opinião, é muito simples. Acesse o link e vote: https://www12.senado.leg.br/ecidadania/visualizacaomateria?id=168189
Até o momento, mais de 20 mil internautas já votaram, dos quais mais de 19 mil foram a favor da proposta, e apenas 94 votaram contra. Ou seja, é fato que, se levada à discussão no fórum do Congresso Nacional — e possivelmente aprovada e sancionada pelo Executivo Federal —, a proposta trará uma série de benefícios para a categoria em todo o país.
O documento, com 209 páginas, que trata deste assunto de extrema importância para os companheiros e companheiras da Educação, está à disposição para leitura e consulta no link: https://legis.senado.leg.br/sdleg-getter/documento?dm=9938256&disposition=inline
“Vamos fazer a nossa parte e votar a favor desta proposta, que é fundamental para todos os profissionais da Educação. É uma luta antiga, que o Sindicato tem travado de forma efetiva para trazer benefícios aos servidores de Praia Grande nos locais de trabalho”, convoca o presidente do Sindicato, Adriano Pixoxó.