Os servidores de Praia Grande tem uma relação de parceria com o Sindicato, colaborando com denúncias e informando problemas nos locais de trabalho. Assim temos resolvido diversos casos e cobrado a prefeitura a agir com respeito à categoria.
O presidente Adriano Pixoxó recebeu uma denúncia na qual a prefeitura estaria se mobilizando para terceirizar os chamados Planos de Ação. Mas, vejam, este importante trabalho é realizado por Atendentes de Educação I e Educadoras do Desenvolvimento Infantojuvenil, que são servidores públicos concursados com formação em Pedagogia e Pós-Graduação.
De acordo com a denúncia, a empresa Matheus Álvares estaria sendo contratada para assumir tal função, com exigência mínima de Ensino Fundamental para os colaboradores e oferta de remuneração de R$ 800,00, mais auxílio transporte.
Convenhamos, se esta medida for a cabo, significará o decréscimo da qualidade do serviço prestado, com riscos efetivos à valorização dos servidores e a manutenção de direitos conquistados, como jornada ampliada e horas extras.
A situação fez com que o Sindicato encaminhasse ofício ao prefeito Alberto Mourão e à secretária municipal de educação, Patrícia Conceição Almeida Dias, exigindo explicações sobre a possível veracidade dos fatos e colocando em perspectiva a gravidade do problema.
No mesmo ofício, ambos são cobrados sobre “os critérios e justificativas técnicas adotadas” para eventual terceirização deste serviço, que é estratégico e necessário na área da Educação em Praia Grande.
“Primeiro vamos ouvir a Prefeitura e a SEDUC a respeito, depois se a informação se confirmar, nossa resposta virá com luta e mobilização, pois terceirizar serviços estratégicos é abrir as portas para o sucateamento e prejudicar os servidores de forma severa. Estamos de olho e vamos com tudo pra cima garantir e preservar as conquistas obtidas pela categoria”, criticou Pixoxó.
ATUALIZAÇÃO – ESCLARECIMENTOS – CLÍNICA MATHEUS ALVARES
Após a publicação da matéria acima, o vereador Diego Alvares (PL) entrou em contato com o presidente Adriano Pixoxó para prestar esclarecimento.
Segundo o parlamentar, a clínica Matheus Alvares não foi procurada pela prefeitura e sequer teve conversa para prestação deste tipo de serviço até o dia 07 de abril de 2025, sobretudo no formato que reclamamos em ofício, ou seja, terceirizando o chamado Plano de Ação.
Ele explicou que apresentou requerimento anterior na Câmara Municipal sugerindo uma parceria nos moldes aplicados em cooperativas, mas sem avanços nas conversas.
O Sindicato agradece a procura do vereador para elucidar os fatos, na certeza do seu compromisso com o respeito e valorização dos servidores municipais.
Seguimos em frente trabalhando de forma incansável pelo fortalecimento da categoria em Praia Grande!