A terceirização da saúde em Praia Grande tem causado diversos transtornos aos servidores e à população, como o Sindicato vem denunciando faz tempo.
Em busca de uma solução para este dilema, o presidente do Sindicato dos Trabalhadores Municipais Adriano Pixoxó procurou na última segunda-feira (15) o companheiro Ademir Irussa, do Sintrasaúde Santos, cuja entidade representa os servidores que trabalham no Hospital Irmã Dulce, hoje administrado pela BIOGESP.
Em diligências ao hospital municipal, as lideranças identificaram diversas irregularidades como excesso de trabalho, pressão, falta de estrutura, desvio de função, que estão provocando estresse e fadiga nos profissionais.
Pixoxó, que é um dos representantes do conselho municipal de saúde, prometeu intensificar a cobrança junto ao prefeito Alberto Mourão e seu secretário, José Isaías Costa Lima, com o objetivo de equacionar os problemas.
“As reclamações se assomam sem uma resposta efetiva por parte da administração, que vai sucateando estruturas públicas, em prejuízo aos envolvidos. Exigimos providências urgentes, antes de levarmos o caso ao conhecimento da Justiça”, disparou.
A debilidade da empresa vencedora do processo de licitação foi outro ponto de crítica por parte dos presidentes. “Investem quantia enorme de dinheiro público para terceirizar um serviço essencial, que está nas mãos de uma gestora que deixa a desejar. Isso é inadmissível”, criticaram.
CRÍTICAS À ADMINISTRAÇÃO
A gestão Mourão também foi criticada pela falta de fiscalização por parte dos seus órgãos competentes referente ao modelo de contrato, que usa outra empresa para pagar os proventos de seus colaboradores.
“Ninguém será prejudicado por conta de desmandos da empresa provedora do hospital. Tanto os servidores regulares quanto aos contratados pela BIOGESP receberão seus direitos, senão é luta e mobilização pra cima da prefeitura”, afirmou Pixoxó.
“’O silêncio dos lenientes precede a confusão”, observa Irussa. E quando o assunto é não ser transparente às demandas dos servidores, o secretário de saúde é campeão no quesito “achar que está tudo normal”, alfineta Pixoxó. Ofícios foram enviados ao respectivo solicitando reunião para tratar dos assuntos citados neste texto. E a resposta?! Nada, como sempre.
CONVERSA COM REPRESENTANTE DO HOSPITAL
Foi realizada uma reunião com a responsável pelos serviços de urgência e emergência do hospital, que nos passou algumas demandas do Irmã Dulce (além daqueles verificados na diligência), bem como dos prontos-socorros. O presidente Pixoxó, por sua vez, se comprometeu em resolvê-los em benefício dos servidores e dos cidadãos.