Recentemente, algumas decisões judiciais concederam à alguns Guardas Municipais o direito de incidência das verbas de caráter permanente, como por exemplo, dos adicionais de quinquênio, sexta parte e gratificações já incorporadas no cálculo de pagamento dos plantões extras.
Apesar de haverem decisões em sentido contrário, o sindicato entende que os argumentos trazidos nas decisões favoráveis sustentam o direito de forma contundente.
O problema é que as decisões judiciais favoráveis beneficiaram somente alguns poucos Guardas que recorreram à justiça, causando com isso um enorme descontentamento na tropa.
Por essa razão, o Sindicato dos Trabalhadores Municipais de Praia Grande, que é o legítimo representante de todos os servidores públicos municipais, diante de tal situação, decidiu que irá acionar a justiça de uma forma coletiva, pois a administração, muito embora, em alguns casos, tenha sido condenada a pagar de forma retroativa as diferenças dos últimos cinco anos não agiu com isonomia, mantendo o valor dos plantões extras aos demais Guardas da mesma forma, como se nada tivesse acontecido.