O respeito e valorização dos trabalhadores e trabalhadoras da enfermagem são compromissos de luta assumidos pela direção do Sindicato dos Trabalhadores Municipais de Praia Grande.
Conforme prometido às representantes Jussara (enfermeira) e Leila (auxiliar de enfermagem) da comissão específica, em reunião anterior, o presidente Adriano Pixoxó encaminhou e protocolou ao Executivo Municipal e Secretaria de Saúde neste sexta-feira (11) ofícios 139/2025, 140/2025 e 141/2025, exigindo o atendimento de reivindicações históricas, como revisão salarial e valorização dos auxiliares de enfermagem, revisão da gratificação dos auxiliares da ESF e equiparação salarial e proposta do processo interno para auxiliares de enfermagem.
No documento endereçado ao prefeito de Praia Grande, Alberto Mourão, com cópia para o secretário municipal de Saúde, José Isaías Costa Lima, o Sindicato observa nos pleitos voltados à revisão salarial e gratificação que “a solicitação apresenta dados comparativos e fundamentos que justificam o pleito por uma equiparação mais justa entre os profissionais da equipe de saúde da família, em especial os auxiliares de enfermagem que atuam diretamente na linha de frente do atendimento a população”.
Em relação à equiparação dos auxiliares de enfermagem e abertura de processo interno de transição “a proposta apresentada considera experiências já implementadas em municípios vizinhos, como São Vicente, e visa promover a valorização profissional, a permanência dos servidores na rede municipal”, destaca.
“As reivindicações são legítimas e precisam ter avanços em caráter de urgência, pois existem defasagem em reajustes, gratificações, bem como no processo laboral nos locais de trabalho. Portanto, vamos nos organizar e reivindicar melhorias para nossos auxiliares de enfermagem, que tanto se dedicam pela saúde e bem-estar desta cidade”, afirma Pixoxó.
REIVINDICAÇÕES APRESENTADAS PELA COMISSÃO
Nos três ofícios encaminhados, o Sindicato anexa a pauta de reivindicações apresentada e discutida pelas representantes da comissão de enfermagem com o secretário José Isaías Costa Lima, onde pontua sérias discrepâncias das gratificação oferecidas frente a outros segmentos, bem como ressalta a necessidade de valorização da mão de obra neste setor tão importante para a saúde em Praia Grande.
Revisão salarial, valorização dos auxiliares de enfermagem e revisão da gratificação dos auxiliares da ESF, com as defasagens em percentuais:
- Auxiliar de consultório odontológico: 40,00%
- Auxiliar de enfermagem: 22,51%
- Enfermeira: 90,32%
- Dentista: 100,83%
- Médico: 234,71%
Benefícios com a equiparação salarial e proposta do processo interno para auxiliares de enfermagem:
- Valorização da mão de obra já capacitada e experiente no serviço;
- Adequação as exigências e complexidades do atual modelo de Atenção Primária a Saúde;
- Alinhamento com as práticas adotadas nas cidades vizinhas;
- Mitigação da evasão de profissionais para outros municípios que oferecem melhores condições salariais.