Notícias

Sindicato fiscaliza e cobra melhorias no Centro de Monitoramento da GCM em Praia Grande

No primeiro dia útil de 2026, representantes da diretoria do Sindicato dos Trabalhadores Municipais de Praia Grande arregaçaram as mangas e foram verificar as condições de trabalho nas bases da categoria.

Nesta segunda-feira (05), o presidente Adriano Pixoxó e o diretor Márcio Teixeira estiveram no Centro de Monitoramento da Guarda Civil Municipal (GCM), lotado na sede da prefeitura, para fiscalizar as condições relativas à climatização e os processos voltados à ergonomia no local.

A ação foi realizada em virtude de denúncias passadas ao Sindicato sobre problemas existentes, que estão prejudicando a saúde e bem-estar dos servidores.

Em conversa com o inspetor responsável, foi informado às nossas lideranças que a Secretaria de Assuntos de Segurança Pública (SEASP) de Praia Grande já dispõe de verba para substituição das cadeiras “inadequadas” por novas com formatos anatômicos, provendo melhor conforto.

No entanto, suas aquisições “ainda vão levar tempo”, por conta de processo licitatório aberto para escolha dos melhores preços, equipamentos… Esta situação foi criticada pelo presidente Pixoxó. “Faz tempo que cobramos a mudança de apenas 25 cadeiras, que até hoje não foi concluída”. E completa. “Uma vergonha, pois neste longo período o Sindicato inclusive doou cadeiras para nossos companheiros e companheiras trabalharem. É inadmissível a administração gastar milhões do erário público com o show de verão, e não resolver esta simples questão para o bem de seus servidores”.

Outro problema, o da climatização, também foi amplamente cobrado pelo companheiro Teixeira. A prefeitura de Praia Grande, segundo seu interlocutor, tem contrato com empresa para manutenção periódica dos ar-condicionados. Mas o problema, neste caso, é maior, pois os equipamentos são velhos e inadequados para atender a demanda. “A solução que pedimos aqui é a troca imediata”, disse.

Atualmente, no Centro de Monitoramento são inspecionados mais de 3.500 equipamentos instalados em ruas e avenidas, viadutos, prédios públicos como escolas, unidades de saúde e sociais, além de equipamentos esportivos, a orla e áreas ambientais. A central funciona 24 horas por dia, sete dias por semana, com operadores da GCM e também da Polícia Militar e Secretaria de Trânsito, além de contato direto com a Defesa Civil do Município.