Notícias

Sindicalista diz que prefeita ‘abriu a porta’ para negociações salariais

Na foto, reunião da prefeita Raquel Chini com direção do sindicato dos servidores, nesta quinta-feira

A direção do sindicato dos trabalhadores municipais de Praia Grande saiu otimista, nesta quinta-feira (17), da primeira negociação salarial para a data-base deste ano com a prefeita Raquel Chini (PSDB).
“Ela abriu a porta”, disse o presidente da entidade, Adriano Lopes ‘Pixoxó’, em transmissão ao vivo pelo Facebook, logo após a reunião, para enumerar os pontos debatidos.
Sobre o reajuste salarial, a prefeita garantiu que aplicará o IPCA (índice de preços ao consumidor amplo) acumulado nos 11 meses anteriores à nova data-base de abril. O percentual será conhecido em 8 de abril.
Pixoxó explicou na ‘live’ que o pagamento com o novo valor será feito em 28 de abril, ao pessoal da ativa e aposentados, sem prejuízo pela legislação eleitoral. Ele se refere à lei 9.504-1997.
Isso porque Raquel enviará projeto de lei (pl) à câmara, propondo o reajuste e explicitando os demais itens do acordo coletivo de trabalho, antes do prazo determinado na lei.
O ‘pl’ também estabelecerá a mudança da data-base de janeiro para abril. Isso para facilitar as negociações fora do período de férias e do recesso do legislativo.

Cartão dos aposentados

O dirigente disse que a prefeita demonstrou empenho em reabilitar o cartão-alimentação dos aposentados, retirado por decisão judicial em outubro de 2019, na gestão do prefeito Alberto Mourão (PSDB).
Segundo ele, Raquel afirmou que a solução do problema encontra insegurança jurídica. Para achar uma saída, os jurídicos do sindicato, da prefeitura e do instituto de previdência IPMPG trabalharão em conjunto.
Sobre o auxílio-alimentação reivindicado para o pessoal da ativa, de R$ 690,51 (com base no Dieese), a prefeita determinou estudos de impacto orçamentário e voltará a discuti-lo na próxima negociação.

Planos de carreiras

Raquel disse que dará prioridade aos planos de carreiras para as categorias que não têm o benefício. Citou os agentes de trânsito, os agentes administrativos e os atendentes de educação I.
A prefeita garantiu que as minutas dos planos serão apresentadas ao sindicato antes de enviadas para votação dos vereadores. Disse que a iniciativa depende apenas dela e que não esquecerá os demais setores.
Ela falou que está em planejamento a gratificação dos motoristas e determinou que as faltas em decorrência das fortes chuvas de 7 de fevereiro serão abonadas, conforme reivindicado pelo sindicato.
Ficou decidido também que a direção sindical participará das negociações entre a prefeitura e as comissões formadas espontaneamente sobre temas específicos de cada segmento.
Raquel também garantiu que cumprirá julgado do Supremo Tribunal Federal (STF) que estabelece férias e licença-prêmio sem prejuízo por causa de atestados médicos superiores a 60 dias, com retroação a julho de 2017.

Plano de saúde

As pautas específicas estão em estudo e no final da ‘live’ o sindicalista anunciou uma novidade: um estudo de impacto orçamentário para concessão de plano de saúde aos titulares da ativa.
A prefeitura inicia consulta aos operadores do ramo e os dependentes poderão ser contemplados desde que paguem suas cotas. “A luta caminha bem”, finalizou Pixoxó.

Redação: Paulo Passos MTB 12.646, matrícula sindical 7588 SJSP.