Na terça-feira, protesto de servidores contra assédio no instituto de previdência

Na foto, o presidente do sindicato, Adriano ‘Pixoxó’

O sindicato dos trabalhadores municipais de Praia Grande convoca o pessoal da ativa, aposentados e pensionistas para protestarem, às 10 horas de terça-feira (25), diante do instituto de previdência (Ipmpg).

O presidente do sindicato, Adriano Lopes ‘Pixoxó’, diz que se trata de movimento contra o assédio moral na autarquia e pela destituição de sua presidenta, Regina Mainente.

Assédio é antigo

Há muito tempo o sindicalista vem denunciando várias demonstrações de assédio no instituto e propondo a demissão de Regina. Mas o estopim ocorreu na terça-feira (18).

Nesse dia, segundo Pixoxó, o filho de Regina, Alexandre Mainente Barbosa, praticou violência verbal e física contra o procurador do Ipmpg Adilson Marques, que é diretor de base do sindicato.

A entidade deu completa assistência jurídica ao agredido, que registrou boletim de ocorrência e aguarda o resultado de inquérito policial para adotar medidas judiciais.

Dossiê à prefeita

As denúncias de assédio reapareceram no segundo semestre de 2021, quando Pixoxó passou a estudar formas administrativas e jurídicas para resolver o problema, que afeta procuradores e funcionários.

Em janeiro daquele ano, o sindicalista enviou dossiê de 17 páginas à prefeita Raquel Chini (PSDB), ao presidente da câmara, Marco Antônio de Souza (PSDB), e ao MPT (Ministério Público do Trabalho).

Após uma pequena trégua, a situação voltou a se agravar, ainda no primeiro semestre, quando dois procuradores e alguns dos 12 funcionários lotados na autarquia foram ao sindicato, em horário de almoço.

Perseguição antissindical

Rapidamente, apresentaram as reivindicações do setor para a campanha salarial, formaram uma comissão de base e retornaram ao local de trabalho para prosseguimento da jornada vespertina.

Foi o suficiente para Regina recomeçar as perseguições, segundo Pixoxó, de caráter moral e antissindical. “Tentei resolver o contratempo de maneira amigável e administrativa”, diz ele.

O presidente explica que, aparentemente, ela amenizou, mas, na verdade, abriu um processo administrativo alegando que eles foram ao sindicato em horário de expediente.

Assunto na câmara

Ela procurou o ministério público estadual, acusando os subalternos de improbidade administrativa, mas teve o requerimento indeferido. Diante disso, contratou advogado particular e abriu outro processo.

De novo, a pretensão foi rechaçada, desta vez nas instâncias local e estadual do ministério público. Não satisfeita, induziu a prefeita a criar uma comissão de procedimento de processos disciplinares (cppd).

Raquel Chini, inocentemente, enviou um projeto de lei à câmara, criando a ‘cppd’, mas Pixoxó conseguiu mostrar aos vereadores que seria apenas um instrumento de assédio a serviço de Regina.

Prudência e sabedoria

Os parlamentares acharam melhor retirar o projeto de pauta e buscar esclarecimentos com a prefeita. O sindicalista elogiou a atitude: “Agiram com prudência e sabedoria”.

O sindicalista pondera que “acabou o diálogo com a presidente do instituto. Ela agora sentirá o peso e o poder do sindicato na luta contra o assédio”.

O protesto será na Rua Jaú, 880, Boqueirão. Pixoxó recomenda que a categoria participe com camisetas pretas. “Não dá mais para tolerar o assédio moral. Os servidores merecem respeito”.