Na câmara de Guarujá, servidores confirmam unidade sindical na região

Na foto, representantes de sete sindicatos, nesta quarta-feira, com o presidente da câmara municipal

Presidentes e diretores de sete sindicatos de servidores municipais da baixada santista e litoral confirmaram, na manhã desta quarta-feira (30), que a unidade da categoria pela primeira vez é uma realidade.
Eles estiveram em audiência com o presidente da câmara de vereadores de Guarujá, Edilson Dias (PT), pedindo apoio à luta contra a reforma administrativa do governo federal.
“Este é um momento histórico”, disse o presidente do sindicato local, Zoel Garcia Siqueira. “Nunca antes houve uma unidade sindical como agora. E ela tende a aumentar daqui em diante”.
Ele agradeceu ao presidente da câmara pela agilidade com que atendeu ao pedido de reunião dos sindicatos. E disse que o grupo não tem se reunido apenas com intuito corporativo.

Seminário no final de outubro

“Nossa preocupação é cidadã, ou seja, visa a manutenção de um estado prestador de serviços de qualidade, principalmente na educação, saúde e segurança”, disse Zoel.
Para o presidente dos servidores de Guarujá, “esses serviços serão seriamente comprometidos se a reforma for aprovada, prejudicando não apenas o funcionalismo, mas toda a população”.
“Queremos ser ouvidos para esclarecer as mentiras que o governo propaga sobre a reforma”, ponderou Zoel, que falou também sobre o seminário dos sindicatos previsto para o final de outubro.

Audiências públicas também

O presidente do sindicato dos estatutários de Santos, Fábio Marcelo Pimentel, disse que, sem a estabilidade dos servidores, o serviço público “ficará a mercê da ingerência dos governos”.
“É necessário manter a proteção ao serviço público”, disse o sindicalista. “O trabalho conjunto com os legislativos visa conscientizar os cidadãos, por meio dos seus representantes”.
Fábio disse que, além do seminário no final do mês, os trabalhadores defendem a convocação de outros fóruns de debate, como audiências públicas nos legislativos.
“Temos que usar todas as ferramentas possíveis para mobilizar o funcionalismo e a população nessa luta, que é de todos. Vamos evitar que essa reforma seja aprovada, como a trabalhista e a previdenciária”.

Sempre de baixo pra cima

O presidente do sindicato de Praia Grande, Adriano Roberto Lopes da Silva ‘Pixoxó’, lamentou que os benefícios “nunca são tirados de cima para baixo, mas sempre de baixo para cima, ou seja, do trabalhador”.
Ele disse que sua diretoria tem debatido bastante o problema com o funcionalismo, nos locais de trabalho e nas ‘lives’ do sindicato com os servidores candidatos à vereança.

Cidadãos não compreendem

O presidente do sindicato de São Vicente, Edson Ramos Paixão, condenou o desmonte do serviço público, lembrando que o cidadão infelizmente não compreende essa realidade.
O presidente do sindicato de Cubatão, Jorge Daniel Santos, disse que os sindicalistas têm se mostrado unidos para servir de exemplo às suas categorias, que também devem se unir, nos locais de trabalho.
A presidenta do sindicato de Mongaguá, Alvina Rodrigues Meira, criticou as seguidas ações do governo contra os servidores municipais, estaduais e federais.
O presidente do sindicato dos trabalhadores no magistério e na educação municipal de São Vicente (Sintramem), Roberto Ciccarelli Filho, também participou da reunião.

Edilson Dias elogia campanha

O vereador Edilson disse que os sindicalistas agiram bem ao procurar as câmaras, “apesar de, aqui no Guarujá, já estarmos posicionados contra essa reforma”.
“Entendemos muito bem o que significa esse governo que só retira direitos do trabalhador e cria cestas de privilégios para empresários”, disse o presidente do legislativo.
“Zoel me conhece e sabe que coloco a cara para bater”, destacou Edilson. Ele acha que “a ação nefasta do governo federal para enfraquecer as representações dos trabalhadores continua”.
O parlamentar anunciou que, na sessão de terça-feira (6), apresentará moção de repúdio à medida do governo. “Os servidores podem contar com esta casa para essa luta justa”.
Sindicato dos Servidores Estatutários Municipais de Santos (Sindest, filiado à Fupesp e Força Sindical). Avenida Afonso Pena, 123, Macuco, Santos, 13- 3202-0830. Presidente: Fábio Marcelo Pimentel.