Falta de planejamento na segurança do FERA gera agressão a GCM

O FERA – Festival de Esportes Radicais que ocorreu nos dias 3, 4 e 5 de novembro, no Pavilhão Jair Rodrigues em Praia Grande, realizado pela prefeitura, teve a falta de planejamento na segurança evidenciado no rosto ferido de um GCM, que tinha se deslocado até o evento para dar apoio.

O Guarda, Thiago Albino de Andrade, estava de plantão na noite de ontem atendendo ocorrências pela cidade quando foi acionado, no final do show do artista Hariel. Chegando ao evento, a situação era crítica: o inspetor alfa 1 estava acuado com os GCMs levando pedradas e garrafadas. Assim que desceu da viatura e foi dar o apoio, o GCM Andrade foi alvejado com uma pedra em seu rosto, que por sorte, não atingiu seu olho. A situação só foi controlada com a chegada do ROMU.

Lembrando que essa equipe nova do ROMU estava sem escudos, não tiveram treinamento e não passaram pelos cursos que a antiga ROMU passou. Os poucos com treinamento, se capacitaram por conta própria.

FALTA DE SUPORTE

Ao chegar no UPA Quietude, a pressão do GCM Andrade já estava alta. Medicado, retornou ao trabalho mas logo teve que voltar porque sua pressão continuava subindo. Não poderia ter ido embora porque perderia todo o dia de trabalho. Teve que continuar e terminar seu plantão.

“Não espero mais nada do comando da Guarda, me sinto desmotivado. Uma situação dessas eu poderia ter ficado cego se não tivesse virado rapidamente o rosto” – relata o GCM.

A desmotivação vai além: sem plano de carreira prometido pela administração, corte de horas extras, a situação dos Guardas em Praia Grande é preocupante.

“Não sou só eu, todo Guarda está desmotivado. Eu amo o que faço, mas colocar a minha vida em risco em troca de desvalorização do Comando e da Administração me faz pensar em sair” -desabafa Andrade.

SINDICATO

Ao tomar conhecimento da situação, o presidente do sindicato, Adriano Pixoxó, colocou toda estrutura sindical à disposição do Guarda.

“É um absurdo a falta de planejamento do operacional da Guarda para um evento desse porte, que deveria ter uma equipe especializada com todos os EPIs de segurança, e não uma viatura diária sem equipamentos de proteção.” Pixoxó disse ainda que a prefeitura deveria ter solicitado o apoio tático da Polícia Militar para que fosse feito toda segurança na parte externa do evento.