Notícias

Documento com proposta do Sindicato para criação de Lei Auxílio Médico Social é entregue ao presidente Lula em Santos

Nesta quinta-feira (27), em cerimônia no Parque Valongo, em Santos, o presidente da república Luiz Inácio Lula da Silva, ministros de Estado, governador de São Paulo Tarcísio de Freitas, e políticos da região lançaram o tão aguardado edital de concessão do túnel submerso Santos-Guarujá. Uma espera de quase 100 anos vai se tornar realidade.

A reunião também contou com a presença marcante de lideranças sindicais, de vários segmentos, com destaque especial para os servidores municipais da Baixada Santista, que realizam trabalho efetivo de organização e fortalecimento em suas bases com apoio da Força Sindical, FUPESP e CSPB. Nosso Sindicato esteve presente na figura do presidente Adriano Pixoxó e membros da diretoria.

Este conjunto de entidades aproveitou a ocasião para entregar em mãos ao presidente Lula – de origem operária – um documento consolidado com série de propostas e demandas da categoria. A incumbência do protocolo – conforme destaque na foto – ficou a cargo do coordenador estadual da Força Sindical na Baixada Santista e presidente do Sindicato dos Químicos da região, Herbert Passos.

No documento constam itens como a Regulamentação da Convenção OIT 151 (que estabelece direitos dos trabalhadores, assegura a liberdade sindical e a inclusão dos funcionários públicos na negociação das condições de trabalho e promove a igualdade de tratamento e a justiça social no local de trabalho) e discussão do Marco Regulatório do Serviço Público, dentre outros.

Por parte do nosso Sindicato, a lista de reivindicações contempla a criação da Lei do Auxílio Médico Social para aposentados e pensionistas, não apenas da categoria, mas de todo o Brasil.

“Este benefício cidadão é fundamental e necessário na vida destas pessoas que tanto fizeram pela sociedade, pelo país. Na melhor idade, o governo pode se esforçar e prover qualidade de vida e bem-estar aos nossos queridos aposentados e pensionistas. O presidente se mostrou sensível ao pedido e esperamos que nos ajude”, destacou Pixoxó ao final do encontro em Santos. As linhas gerais desta reivindicação serão encaminhadas também por email aos cuidados do gabinete do chefe do cerimonial da presidência para as devidas providências.