Notícias

Caravana Educação em 1º Lugar discute importantes pautas dos servidores no Sindicato dos Bancários em Santos

O Sindicato dos Bancários de Santos foi palco nesta sexta-feira (28) de grande encontro da Caravana Educação em 1º Lugar, organizado pela deputada federal professora Luciene Cavalcante e deputado estadual Carlos Giannazi, ambos do PSOL.

Esta nobre iniciativa tem por objetivo mobilizar as lideranças sindicais que representam os servidores e profissionais da educação em torno de suas pautas de reivindicações e organização da luta conjunta. A ação na Baixada Santista teve o apoio do Movimento Somos Todas Professores, Sindicato dos Trabalhadores Municipais de Praia Grande e demais entidades coirmãs.

Na pauta, as lideranças criticaram duramente a proposta imprestável da reforma administrativa, que a cada dia vem definhando dentro do Congresso Nacional. No entanto, segundo a deputada é preciso manter-se forte e mobilizado, informando a sociedade dos riscos de perda de benefícios e precariedades “até a derrubada completa deste projeto vergonhoso para o Brasil”.

Na próxima quarta-feira, 03 de dezembro, às 19 horas, haverá grande audiência pública sobre o tema, na Câmara Municipal de Praia Grande, onde a palavra de ordem segundo o presidente Adriano Pixoxó, “é varrer a desreforma administrativa, a tentativa de golpe da maioria dos deputados, a pec do ‘três oitão’ da história republicana deste país”.

Também foi amplamente debatido o andamento do Projeto de Lei 2387, de 2023, que garante o enquadramento das educadoras infantis na carreira do magistério. Aprovado pela Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) do Senado, agora seguirá para a Comissão de Educação para análise. Após a tramitação nas comissões, o texto deve ser votado no plenário do Senado antes de seguir para a sanção presidencial.

“Avançamos de forma considerável nesta luta, mas ainda tem caminho importante a percorrer dentro do Senado, convencendo parlamentares de sua aprovação para o reconhecimento destes profissionais que são verdadeiros ‘chãos de creche’”, destacou a coordenadora do movimento, Tathiane Andrea.

O Descongela Já”, que trata do Projeto de Lei 21/2023, que reverte a suspensão do congelamento de 583 dias da contagem do tempo de serviço de servidores públicos, ocorrida durante a pandemia de COVID-19 pela Lei Complementar 173/2020, foi aprovado na Câmara dos Deputados e aguarda análise no Senado Federal.

“Pedimos apoio dos servidores, pressão em todos os sentidos, para fazer este importante projeto avançar no Congresso. São benefícios históricos, conquistados na luta, que devem retornar para nós”, afirmou o deputado Carlos Giannazi.