Notícias

Adoecimento de servidores preocupa Sindicato e novamente acende sinal vermelho na categoria

As mortes repentinas das companheiras que trabalhavam no SAMU, nos últimos dias, novamente acendem o sinal de alerta vermelho na saúde de servidores e servidoras em Praia Grande.

Para o presidente do Sindicato dos Trabalhadores Municipais, Adriano Pixoxó, “a saúde dos profissionais está doente”, e chegou ao limite. “Agora é hora de cuidar de quem cuida da gente”.

Por isso, como destacou em vídeo para a categoria, vai oficializar pedido ao expresso ao prefeito Alberto Mourão e demais secretarias municipais sobre a necessidade de providências imediatas quanto ao controle das jornadas excessivas de trabalho, melhorias estruturais, valorização, enfim, com o objetivo de proteger e preservar a saúde física e mental de nossa gente.

“O nível de estresse e exposição da saúde física e mental está elevado desde a pandemia. Está no limite. E o resultado tristemente está sendo percebido com profissionais adoecendo, se afastando e até mesmo morrendo. Não podemos de jeito nenhum aceitar isso”, observa Pixoxó, preocupado.

Neste sentido, a entidade pede à gestão municipal UNIDADE para resolver este problema, que pode se tornar uma epidemia na categoria. “Apesar das divergências políticas, que são muitas, é nosso dever atuar em conjunto enquanto representantes, se organizar e definir linhas de ações em prol da saúde de servidores e servidoras”, afirma.

APLICAÇÃO DE NRS NOS LOCAIS DE TRABALHO EM PROTEÇÃO AOS SERVIDORES

No ofício que será encaminhado, o Sindicato pedirá atenção especial à aplicação e efetivação da Norma Regulamentadora 01 (NR 01), necessária para avaliação e gerenciamento dos riscos psicossociais no ambiente de trabalho, com foco na saúde mental dos trabalhadores. A ação visa prevenir o adoecimento mental relacionado ao trabalho, como estresse, ansiedade e burnout, e promover um ambiente de trabalho mais saudável e produtivo.

Também será cobrada a Norma Regulamentadora 32 (NR 32), cujo conjunto de diretrizes visa garantir a segurança e saúde dos trabalhadores do setor da saúde, como o uso de equipamentos de proteção individual (EPIs), gerenciamento de resíduos e prevenção de acidentes.

Por sua vez, a NR-5, também conhecida como a Norma Regulamentadora da Comissão Interna de Prevenção de Acidentes e Assédio (CIPAA), tem por objetivo prevenir acidentes e doenças relacionadas ao trabalho, buscando garantir um ambiente laboral seguro e saudável.

INVESTIMENTO NA SAÚDE DA CATEGORIA

Com recursos próprios, o Sindicato investiu na construção de clínica para atendimento de servidores, servidoras e seus dependentes.

O local conta com profissionais de diversas especialidades, como psicólogos, dentistas, fisioterapeutas, terapeutas integrativos, esteticista, massoterapeutas e outros.

“Vamos trabalhar junto à categoria para atendimento e acompanhamento em nossa clínica. O bem-estar destes profissionais é uma das prioridades do Sindicato”, destaca Pixoxó.